Herança ou Legado?

Herança ou Legado?

Acabou!

Para você acabou!

Mas o mundo segue girando e vai seguir, por mais que você se ache insubstituível, sem você.

Mas me responda, quando o mundo olhar para onde você estava, irá encontrar uma herança ou legado?

A herança é fácil e automática. Positiva ou negativa vai estar ali. Legalmente será tratada e seguirá. As vezes fatiada e diluída até sumir seu rastro. Em outras vezes integral, incorporada ao patrimônio, mas também diluída e esquecida como a anterior. O tempo para sumir pode até ser diferente, mas vai acontecer.

Já o legado demanda coragem. É preciso sair da cadeira, buscar o desconforto. É necessário decidir subir a correnteza e não apenas seguir o cômodo fluxo da água, no melhor estilo “deixa a vida me levar. “

Normalmente eu diria que não há certo nem errado, mas desta vez não seria verdade.

Principalmente porque, aqui nesse artigo, quero trazer esse tema para o propósito da liderança. Para o mundo corporativo.

Eu considero inadmissível e pobre, além de um grande desperdício e enorme covardia, um líder que apenas ocupa um crachá e deixa de herança um cargo com um saldo, positivo ou não! Só! Nada mais.

Como pode? Afinal a liderança é uma missão. Você deve sim seguir os processos e respeitar os fundamentos. Mas seu principal papel é avançar nas fronteiras, desbravar o desconhecido, mudar as lentes que veem todos os dias o mesmo cenário e transforma-lo em algo de resultado superior e mais justo. Que busque transformar vidas e negócios.

Mas há um segredo escondido sob esse mar de clichês. Não há podium de chegada ou beijo de namorada, como dizia Cazuza. 

Liderar é pavimentar estradas com o fundamento da serendipidade que é por definição o de encontrar, durante o trajeto do traçado, tesouros maiores do que o baú que se procura no X ao final do mapa!

É ter a felicidade de atuar em uma obra gigantesca sabendo que ela ecoará sem limite de tempo e que dessa linda história você não saberá o fim.

A foto montagem que escolhi para ilustrar esse texto compara uma herança de algo não concluído (o prédio abandonado) e o legado de Gaudi, a maravilhosa catedral da Sagrada Família.

Quando perguntado sobre a grandiosidade do projeto, o longo tempo necessário para execução e que ele provavelmente não veria a obra pronta, Gaudí respondia: meu cliente não tem pressa, Ele tem todo tempo do mundo.

E assim, entre tantos outros caminhos abertos por ele, a sagrada Família segue sendo construída, o legado de Gaudí segue ecoando mesmo ainda não tendo sido finalizado!

A concorrência pela liderança é gigantesca. A relação candidato vaga é assombrosa. Poucos tem essa oportunidade. 

Portanto, se um dia ela estiver em suas mãos, não a desperdice! 

Tenha brio e gana! 

Faça dela seu legado!

Marcos Baldigen

Especialista Seguro Garantia na GemAway Seguros | Desenvolvimento Estratégico de Negócios, Gestão de Seguros

8 m

Denis, obrigado por compartilhar!

Marcelo Leite

Pai do José Marcelo 👶IEngenheiro Ambiental e Sanitário Graduando I Técnico em Segurança do Trabalho ⛑🇧🇷| Técnico em Química 🧑🏻🔬🧪⚛️em andamento I Lean Six Sigma Yelow Belt |

2 a

Legado não é o que você deixa pras pessoas, legado é o que você deixa nas pessoas😉✅🤝🦅

Sérgio Lopes

Gerente Filial SR _ Unimil Ribeirão Preto-SP _ Avô do Joaquim e da Maria Clara

2 a

Excelente reflexão 👏👏👏

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos