Hey, você consegue implementar as mudanças que sua empresa precisa? Enfrenta resistência?
Já conseguiu trocar de sistema numa boa? Aquele processo que não estava funcionando, você conseguiu melhorar? Seu time abraça seus projetos? Vamos lá, me responda com franqueza: você consegue implementar mudanças na sua organização? Sofre muita resistência?
Você sabia que existem ferramentas que podem te auxiliar na gestão das mudanças?
Romper com a inércia, hábitos e crenças não é tarefa fácil. Hoje meu objetivo é te ensinar em poucos passos a como fazer as mudanças necessárias.
A gestão da mudança se concentra nas pessoas e em fazer pequenas alterações em seu comportamento. Seu time precisa ser convencido e também motivado a mudar. Parece simples, mas nem sempre é. As pessoas têm suas próprias convicções e motivações. Para conseguir aderência é preciso que eles “vejam” e “sintam” os efeitos da mudança.
Hoje vou te ensinar como você pode aplicar a metodologia proposta pelo professor John Kotter da Harvard Business School.
Primeiro desenvolva o senso de urgência sobre os problemas e as oportunidades que sua empresa tem. Aqui pode fazer sentido comparar sua empresa ao seu concorrente, falar sobre os desafios no mercado, e inclusive se colocar no lugar do seu cliente. Deixe seu time indignado com o status quo. Então identifique as pessoas que formam opinião. Estas pessoais podem estar espalhadas na sua empresa e inclusive nem fazer parte da sua gestão. Forme alianças com estes influenciadores. Você primeiro precisa convencê-los a aderir e defender a mudança para os demais.
Então crie uma visão de mudança para que todos saibam exatamente como serão afetados com a mudança. Como serão beneficiados? Como poderão ajudar? Comunique sua visão. Faça discursos, mostre o resultado da eficácia, utilize vários meios de comunicação para propagar a todos sua mensagem. Eles precisam ver o que você já viu...
Os mais resistentes que ainda não foram convencidos precisam ser ouvidos. Entenda qual o motivo da resistência e então remova os obstáculos. Responda os argumentos. Resolva os empecilhos. Então comemore pequenas vitórias, pois são evidências das evoluções. Talvez aqui festejar antes da hora também pode fazer sentido. O objetivo é gerar energia e sentimento de dever cumprido.
Consolide a mudança. Tenha certeza que os aprendizados foram incorporados pelo time. As velhas práticas estão à espreita. Não descuide. Faça um acompanhamento mais próximo. Lembre-se também que a eficácia não tem limite. Mantenha-se sempre em busca de melhorias.
Por fim, reflita as mudanças na cultura organizacional. Incorpore as mudanças na sua rotina, nas políticas, no seu DNA. Conte histórias sobre como foi o processo de mudança e os benefícios gerados. E não se esqueça: selecione funcionários alinhados à sua “nova” cultura. Treine. Treine novamente.
Recomendados pelo LinkedIn
Te desafio a identificar mudanças que não aconteceram na sua empresa da forma que você esperava. Aplicando os 8 passos da metodologia o que você poderia ter feito de diferente?
Gestão implica mudança. Que você traga a mudança em tudo que precisa mudar. Que você seja um gestor eficiênte.
"Os 8 passos para implementar gestão de mudança:1) Desenvolva senso de urgência, 2) Forme alianças com os influenciadores, 3) Crie uma visão da mudança, 4) Comunique sua visão, 5) Remova os obstáculos, 6) Comemore as pequenas vitórias, 7) Consolide a mudança e 8) Reflita a mudança na sua cultura."
BIRKINSHAW, Julian; MARK, Ken. 25 Ferramentas de Gestão: Um Guia Sobre os Conceitos Mais Importantes Ensinados nos Melhores MBAs do Mundo. Alta Books Editora, 2018.
KOTTER, John P. Liderando mudança. Gulf Professional Publishing, 1999.