A Hierarquia de Competência

A Hierarquia de Competência

Há um conceito chamado "Quatro Estágios de Competência".

A ideia geral é que todos nós progredimos através de uma série fixa de etapas ao passar de novato total para especialista total em um determinado ofício.

As etapas são as seguintes:

Incompetência inconsciente: Na primeira fase, somos um completo novato e, portanto, desconhecemos nossa própria incompetência. Falta competência, mas também falta uma compreensão da nossa incompetência (ou como trabalhar com isso).

Incompetência Consciente: Na segunda etapa, desenvolvemos uma consciência de nossa própria incompetência no ofício, mas não abordamos ou fixamos essa incompetência. A simples consciência de que é algo a ser corrigido é o ponto de progresso.

Competência Consciente: Na terceira etapa, desenvolvemos um nível de competência no ofício, mas executar requer esforço consciente e foco. Nossa competência requer execução esforçada nesta fase.

Competência Inconsciente: Na quarta etapa, temos extrema competência em um ofício que é executado sem esforço consciente. Nesta fase, alcançamos o auge da expertise. Nota: Muito poucos conseguirão isso.

Podemos visualizar claramente como uma hierarquia, com o progresso marcado por uma formatura na pirâmide de um estágio para o outro.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Este modelo é útil como uma ferramenta de reflexão para fornecer clareza sobre onde sentamos em uma determinada habilidade ou ofício a qualquer momento. Tendemos a superestimar nossos próprios níveis de competência, por isso ter uma estrutura clara é útil para cortar o ruído e fornecer uma avaliação pessoal honesta.

Para determinar se você se formou de uma etapa para outra, aqui estão algumas perguntas simples para fazer e refletir sobre:

Incompetência inconsciente à incompetência consciente: Estou ciente de quão ruim estou em [X]? Estou ciente do que é necessário para aprender e desenvolver em [X]?

Incompetência Consciente à Competência Consciente: Sou capaz de fazer [X] em um nível consistentemente médio? Evitei "erros de novatos" nas últimas 10 vezes que fiz [X]?

Competência Consciente para a Competência Inconsciente: Sou capaz de fazer [X] em um nível superior a 1% com os olhos fechados? As pessoas me dizem que eu pareço sem esforço quando faço [X]?

A maioria de nós navegará pela vida na Fase 3 (Competência Consciente) - o padrão para profissionais de trabalho. Este é o estágio onde você pode criar resultados com esforço.

Prática profunda, deliberada e focada é o que é necessário para saltar para o Estágio 4 em qualquer ofício. Trazendo alguma ciência do Trabalho Profundo de Cal Newport, nossos cérebros têm mielina, que é um tecido gorduroso que isola nossos neurônios e os lubrifica para disparos adequados. O estágio 4 é o nível onde o impacto acumulado de incontáveis horas de prática esforçada resulta em mais mielina, permitindo que os neurônios atirem em um concerto perfeito com facilidade.

Estágio 4 Competência é o nível de Sprezzatura — indiferença estudada, ganhou falta de esforço. É um estado que todos nós podemos aspirar, embora seja improvável que alcancemos em mais de 1-2 áreas em nossas vidas (na melhor das hipóteses).

À medida que você avança em qualquer novo empreendimento ou numa área, use a Hierarquia de Competência para refletir sobre seu crescimento.

Como regra: procure jogar jogos que coloquem um foco em suas habilidades de Estágio 3 ou 4. Evite jogos que coloquem um foco em suas habilidades de estágio 1 ou 2. Faça isso e você ganhará recompensas atraentes a longo prazo.

Allan Alves possui uma trajetória que abrange experiência de 21 anos em multinacional com Gestão de Pessoas, Liderança de Equipes, no Desenvolvimento de Líderes e na Gestão Comercial, mais 9 anos como Consultor de Empresas, com especialidade em Recursos Humanos. Atualmente é Supervisor de RH na Nordeste Locações. Arquiteto de Aprendizagem Autodirigida, Design Instrucional (Certificação Internacional 6Ds pela Fort Hill Company e Affero Lab), Head Trainer, Treinador Comportamental ( IFT - Instituto de Formação de Treinadores), Analista Comportamental (Disc Profiler e Assessment), Palestrante e Facilitador. Docente pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, com MBA em Gestão de Pessoas, Graduação em Administração e Marketing.

 Texto publicado originalmente em sahilbloom.com

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Allan Alves

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos