A hiperautomação de tudo, ou quase tudo.
A inovação tecnológica traz muitas mudanças para os negócios e uma das maiores delas é a hiperautomação. Esse termo refere-se a conjuntura de processos de automação em vários setores do mercado, inserindo softwares que trabalham com machine learning e inteligência artificial para automatizar e simplificar processos que antes consumiam muitos recursos.
A automação dos processos começou a ser implementada nas indústrias nos séculos XVIII e XIX e visava simplificar os processos, reduzindo a dependência e os custos da mão de obra humana (custos que incluíam falhas, cansaço, acidentes, salário). Entre os séculos XIX e XX, com o avanço da eletricidade, a automatização ganhou uma nova roupagem e novas aplicações para as indústrias e empresas de modo geral.
Com o avanço da hiperautomação das tecnologias e dos processos, a intermediação humana após sua aplicação é quase desnecessária, esse tipo de automação se autorregula dependendo da necessidade, mudando padrões e processos automaticamente para melhorar a eficiência.
Na hiper automação quem age é o machine learning e a inteligência artificial, simplificando os conceitos eles demonstram que o software utilizará de informações que “aprender” durante diferentes cenários para “entender” a melhor forma de lidar com esses mesmos cenários assim que se repetirem, sendo possível também que o software consiga resolver certos “gargalos” mesmo sem ter tido contato prévio com uma situação semelhante, somente juntando e analisando situações já experimentadas.
Por que recorrer a esse recurso?
Quando uma tarefa mais trabalhosa surge no ambiente de trabalho, há um grande gasto de recursos, tomando o tempo que colaboradores teriam para realizar outras tarefas mais criativas e analíticas, influenciando toda a cadeia de trabalho. A implementação de tecnologias para automação dos processos tende a gerar um grande corte de despesas e economia de tempo.
Mas, lembre-se, toda gestão bem-sucedida é composta por pessoas, tecnologias e processos. Você precisa ter estes três elementos muito bem alinhados para garantir a eficiência e a qualidade a automatização que será feita.
Recomendados pelo LinkedIn
Outra motivação para implementar o recurso é a minimização de erros. Afinal, colaboradores podem errar, porém com a adoção do recurso é possível minimizar os erros, evitar gastos inesperados e definir prazos com maior exatidão. Como vimos anteriormente, o machine learning e a inteligência artificial permitem que softwares identifiquem formas de tratar diversas questões e agir com mais exatidão apresentando uma grande redução em erros que podem se dar por desatenção ou cansaço.
Como aplicar?
Para aplicar a automação em seus processos você pode seguir esses passos:
O processo de aplicação do recurso pode parecer complexo no início, porém depois de aplicá-lo e conferir os resultados se torna animador saber que temos tais serviços disponíveis no mercado.