Hipertensão Arterial (Pressão alta)
A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela ocorre quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).
Ao longo do dia, é comum as pessoas terem variações na pressão arterial. Quando estão em repouso, a pressão tende a ser mais baixa e durante alguma atividade a pressão fisiologicamente aumenta. O problema está quando a pressão se mantém alta, caracterizando então o diagnóstico de hipertensão arterial.
Essa é uma doença relativamente comum que atinge cerca de 35% da população brasileira. Por se tratar de uma doença frequentemente assintomática, a hipertensão costuma evoluir com alterações em órgãos alvo, como coração, cérebro, rins e vasos, sendo um fator de risco importante para doenças cardiovasculares, como o infarto agudo do miocárdio (IAM) e o acidente vascular cerebral (AVC), doença renal crônica e morte prematura.
A melhor forma para saber se tem ou não hipertensão arterial é aferindo a pressão arterial. Fazer a medição com regularidade, seja no consultório médico, na farmácia ou mesmo em casa pode salvar sua vida.
Também é preciso saber que há várias formas de se prevenir a hipertensão:
- Manter um estilo de vida saudável
- Praticar atividade física
- Não fumar
- Evitar a obesidade
Recomendados pelo LinkedIn
- Comer com pouco sal
- Evitar a ingestão de álcool
- Ter um sono de qualidade
É importante lembrar que não somente os adultos podem ser vítimas dessa doença. Crianças e adolescentes também podem ser diagnosticados com hipertensão arterial, ressaltando que a obesidade e o sedentarismo são os mais importantes fatores de risco para hipertensão, especialmente para as crianças que possuem familiares com histórico de hipertensão.
Não esqueça de medir sua pressão e fazer o acompanhamento médico regularmente.