A história da Îandé - Um sopro do universo
Parece mentira, mas a Îandé surgiu por acaso, como um sopro do universo. Eu trabalhava há 13 anos na Associação Brasileira das Indústrias de Calçados e em paralelo, atuava como sócia em duas outras empresas: a Óca Coworking, nosso negócio de família, e a WTF! School, um lindo projeto de impacto.
Depois de um longo processo de reflexão e auto conhecimento, entendi que havia chegado a hora de abraçar de fato o empreendedorismo e soltar as amarras da segurança e da zona de conforto. Não que o trabalho na Abicalçados fosse simples. Pelo contrário. Fazia a gestão de um projeto lindo, voltado para o sucesso das empresas do setor no mercado internacional. Havia tido oportunidades incríveis e desafios imensos todos os dias. Ainda assim, depois de 13 anos, a gente se acostuma até com os desafios.
A saída da Abicalçados foi feita de forma leve e com muita gratidão por tudo o que eu tinha trilhado. E foi essa empresa que acabou plantando a semente para que a Îandé nascesse.
Fui convidada a permanecer por perto. Não mais como funcionária, mas como consultora, contribuindo especialmente na área de inovação. O escopo do trabalho não cabia nem à Óca, nem à WTF!. Deveria eu abrir uma empresa para atender a Abi? Como ela funcionaria? Por quanto tempo eu conseguiria mantê-la tendo ainda outros dois negócios?
Eu não tinha essas respostas, mas a minha intuição dizia que estava na hora de parir essa filha. E nasceu a Îandé.
---
Um sinal
Quem me conhece já sabe: se tenho alguma dúvida ou dificuldade, peço ao meu universo. Assim mesmo, o meu. Porque nossa conexão é tão forte que o negócio já virou até piada: "pede pro universo da Beta que sempre dá certo!".
Não foi diferente com a Îandé. A decisão tinha sido tomada. Eu tinha começado o processo de abertura da empresa, mas as dúvidas ainda eram muitas. Foi aí que pedi um sinal. Algo que me mostrasse que essa tinha sido a decisão correta e que, no final, tudo se encaminharia.
E eis que o sinal veio em forma de coelho. Ou melhor, de coelha!
Fui convidada pela White Rabbit para trabalhar em um projeto incrível sobre propósito para um clientão de Porto Alegre. Poder trabalhar com Lu Bazanella, Van Mathias e Lucy Andrade já era incrível, mas o projeto ser sobre propósito era quase que um cartaz exposto pro mundo dizendo: tá tudo certo, guria!
No final das contas, a Îande, que foi aberta para atender uma demanda da Abicalçados, emitiu sua primeira nota fiscal (a 001) para a White Rabbit, uma empresa referência em estudos de futuros.
É ou não é um sinal de sucesso?
---
Dedicação exclusiva
Tem muita gente achando que a Îandé é uma iniciativa nova. Bem, não deixa de ser, mas ela nasceu em agosto de 2019. Mas até então, eu nunca havia comunicado nada sobre ela oficialmente.
Só que mesmo nas sombras, a empresa foi ganhando luz. Novos clientes foram surgindo e a demanda por dedicação exclusiva foi aumentando. Mas não era esse o plano inicial. A intenção era mesmo poder me dedicar mais à Óca e à WTF! School. E agora?
Era a hora de tomar uma decisão. Assumir um amor e experimentar minha capacidade de desenvolver um negócio baseado na minha própria experiência. Testar minhas visceralidades, impor meu ritmo, criar uma rotina que dependesse essencialmente de mim mesma. Foram vários os sinais que chegaram ao longo desse um ano e meio (prometo compartilhá-los por aqui) que me mostraram que era hora.
E assim foi! Agora é hora de decolar de vez.
Estilista de Calçados
3 aParabéns Beta!! Feliz em ler tua história! Muito sucesso...sei que coragem e talento tens de sobra!