História do boliche: a ascensão do esporte no Brasil
A história do boliche é cheia de curiosidades e surpresas. O seu surgimento ainda é pouco preciso, tendo alguns historiadores afirmado que suas origens são egípcias, de 3.200 a.C.
O esporte ganhou tanta popularidade no século XIV, que chegou a ser proibido pelo rei inglês Eduardo III.
Segundo ele, o jogo de boliche distraía seus soldados. Com a proibição do "jogo de nove pinos", a modalidade foi modificada para 10 pinos.
HISTÓRIA DO BOLICHE
Como contamos acima, alguns arqueólogos ingleses afirmam que esse esporte possui mais de 5.000 anos!
Segundo os relatos, um túmulo no Egito possui marcas de uma pista rudimentar e escritos que indicam práticas similares a do boliche atual.
No início do século XX, o jogo de boliche ganhou grande popularidade nos EUA e, em 1895, foi criado o Congresso Americano de Boliche. Porém, a primeira organização voltada inteiramente para esse esporte surgiu na Itália, em 1897.
Somente em 1970 o boliche foi reconhecido como esporte mundialmente organizado, com 88 confederações filiadas, inclusive no Brasil e mais de 60 milhões de adeptos na época.
BOLICHE NO BRASIL
Em 1963, o boliche ficou famoso aqui em nosso país, Apenas em São Paulo, por exemplo, eram 96 estabelecimentos voltados para esse esporte.
Assim, em 1980 o boliche foi reconhecido pelo CND (Conselho Nacional de Desporto) como modalidade esportiva.
Atualmente, o boliche brasileiro, seus eventos e competições são comandados pela CBBOL (Confederação Brasileira de Boliche).
Também na década de 1980, em São Paulo, foi montado o primeiro estabelecimento com pista de boliche automática, dando início a um novo nível de profissionalismo e modernidade no esporte.
Em 1986, dois jogadores da Seleção Mineira colocam em prática o projeto BH Boliche, com o intuito de promover o esporte na capital mineira.
RECONHECIMENTO MUNDIAL
O boliche se tornou, em 1986, um esporte Pan-Americano. Naquele ano, recebeu, da Organização Desportiva Pan-Americana, a autorização para fazer parte da competição.
De lá para cá, foram oito edições, sendo a primeira delas em 1991, realizada em Cuba.
O Brasil já conquistou várias medalhas nessa modalidade, sendo a mais importante, o tão sonhado ouro, com Marcelo Suartz, no Pan-Americano de 2015, em Toronto - Canadá.
Nós do BoliXe já fomos representados no Pan-Americano. Também em 2015, após se classificar no ranking nacional, nosso Diretor de Operações, Bernardo Abreu, conquistou o bronze na categoria tercetos (trios) juvenil.
Outro vitória importantíssima para esse esporte foi o reconhecimento, pelo Comitê Paralímpico Internacional, como modalidade oficial das Paraolipíadas.
Dessa forma, o boliche mostra toda a dedicação e profissionalismo de seus praticantes e que é um esporte inclusivo.
BOLIXE
O BoliXe é um dos estabelecimentos mais modernos de Minas Gerais e do Brasil.
Nossas Unidades, Del Rey e Monte Carmo, possuem pistas automáticas e profissionais, além de bolas de diversos pesos e tamanhos, para que todos possam jogar.
Depois de conhecer um pouco mais da história do boliche, venha jogar e se divertir com a gente!