Histórico complexo industrial e portuário do Pecém
Recentemente foi noticiada a compra da companhia siderúrgica do pecém pelo valor de 2,2 bilhões de dólares, pela empresa ArcelorMittal.Tal fato integra uma rica história do complexo industrial do pecém, na qual é válido repisar.
Ressalta-se que o Complexo Industrial e Portuário do Pecém surgiu como elemento capaz de fundamentar e atender as demandas empresariais, visando indústrias de base voltadas para as atividades de siderurgia, refino de petróleo, petroquímica e de geração de energia elétrica.
Instiga-se também que a companhia siderúrgica do pecém, faz parte do complexo industrial do pecém e era caracterizada por ser uma joint venture binacional formada pela brasileira Vale (50% de participação), uma das maiores mineradoras do mundo em minério de ferro, e pelas sul-coreanas Dongkuk (30%), maior compradora mundial de placas de aço, e Posco (20%), 4ª maior siderúrgica do mundo e a primeira na Coreia do Sul.
Vamos conhecer um pouco da história de todo o complexo industrial:
1995 - vinda dos navios da Marinha do Brasil para levantamentos ecobatimétricos na costa do Ceará/ concepção do Complexo Industrial e Portuário do Pecém e contratação de projetos básicos de engenharia;
1996 - início das obras do Terminal Portuário do Pecém e obras de infra-estrutura;
1998 - conclusão das obras da Rodovia de Acesso;
1999 - Conclusão das obras da Ponte de Acesso e do Pier 1 do Terminal e do Sistema Elétrico do CIPP;
2000 - Conclusão das obras do Pier 2;
2001 - Conclusão do Quebra-mar e assinatura do Contrato de Adesão nº 091/2001 pelo Governo do Estado do Ceará e Ministério dos Transportes; Início das operações comerciais do Terminal;
2002 - Inauguração Oficial do Terminal Portuário do Pecém e Alfandegamento a Título permanente pela SRRF da 3ª Região e início de operação da ferrovia;
Recomendados pelo LinkedIn
2004 - Certificação ISPS-CODE - Primeiro porto no país a obter a certificação;
2008 - Inaugurado o Terminal de regaseificação de GNL no píer 2; Constituição da companhia siderúrgica do pecém.
2009 - Sondagens para construção do TMUT - Terminal de Múltiplas Utilidades do Porto do Pecém;
2010 - Obras de construção da 1ª esteira a ser utilizada com carvão; Obras de construção do Bloco de Utilidades de Serviços; Finalização da ampliação do quebra mar do Terminal Portuário do Pecém.
2011 - Inauguração do TMUT - Terminal de Múltiplas utilidades do Porto do Pecém com dois novos berços de atracação.
2016 - Chegada dos dois novos STS;
2016 - Inauguração do descarregador de minério e início de funcionamento da correia transportadora de minério, com 8,6km de extensão; Em Agosto de 2016 o Porto do Pecém inaugura os novos berços do TMUT.
2017 - Inaugurado em 18 de setembro o o novo farol do Mucuripe; Assinatura da Lei de modernização da Cearáportos, companhia administradora do Terminal Portuário do Pecém que passou a ser denominada Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém S.A. – CIPP S.A.
2018 – Início da participação holandesa no complexo envolve investimento de 30% nas ações da Companhia
2022 – Vale vende a sua parte da CSP para a ArcelorMittal.
Fonte: Complexo industrial e portuário do pecém.