Holocausto Brasileiro - Daniela Arbex
Um livro necessário, os crimes ocorridos em Barbacena não podem ser esquecidos, para que não sejam repetidos. É impressionante, comparado a um campo de concentração nazista, o Hospital Psiquiátrico de Barbacena tornou-se um antro de maldade e desumanização. Até mesmo o comércio de corpos e ossadas ocorria sem que ninguém se opusesse.
A tragédia narrada pela jornalista Daniela Arbex é impactante, não esconde nada, os sobreviventes guardam na pele e na alma as marcas das atrocidades cometidas. É impressionante ler os relatos contidos nesse livro, mulheres internadas compulsoriamente por motivos ridículos, uma com tristeza e outras por engravidarem após estupro cometido pelo patrão, homens alcoólicos ou qualquer um que fosse preso por importunação poderia ser levado pelo chamado "trem de doido".
Uma leitura triste, angustiante, se sente na pele as atrocidades narradas, uma leitura imprescindíveis para todos nós brasileiros, para que vejamos como a desumanização dos desvalidos é feita sem pudor algum, como a reforma da psiquiatria fora imprescindível para que se evitem tais atrocidades.
Um livro que me impactou profundamente, alguns podem pensar que a comparação com campos de concentração nazistas fora exagero, alerto, não foi: mais de 60 mil mortos, desumanizados, tornados indigentes e comercializados após a morte ( não humanizados ou respeitados nem após a morte), mais de 70% dos internos sequer eram pacientes psiquiátricos.
Uma leitura triste a angustiante, porém necessária.
Recomendo!