Home office, Covid-19 e Gestão de Telefonia: qual o link?
O cenário é desafiador: pandemia do novo Coronavírus, novos modelos de trabalho, home office e/ou trabalho remoto.
Diante disso tudo, você sabe manter sua empresa produtiva, sua comunicação eficaz, seu atendimento rentável, seus custos controlados e seu caixa sadio? Pois se há um serviço capaz de alicerçar o alcance de todos estes objetivos, este é a Gestão de Telefonia.
Gerir telefonia de forma eficiente, neste momento, significa ter um inventário de linhas, dispositivos e serviços bem definidos, auditoria em dia sobre todos os planos, organização e controle das faturas, distribuição inteligente das linhas.
A gestão inteligente de telecom em esquema de home office demanda, por exemplo, ter na ponta do lápis quais e quantos foram os planos adicionais contratados para suportar quem está trabalhando de casa, e se a distribuição de linhas (antigas + adicionais) foi feita de forma correta, entregando a cada cargo os recursos exatos para o desígnio de suas funções, sem exageros que dispendem recursos financeiros, nem economia exagerada que possa resultar em contenção da produtividade.
Na distribuição de linhas, outro ponto importante a ser analisado é a questão dos termos de responsabilidade: todos os funcionários assinaram? Todos devolveram? Este é um ponto que pode passar despercebido se não houver uma gestão abrangente, acarretando falhas no controle e prejuízos futuros.
Também é de suma relevância controlar quem está com qual linha e plano, se as linhas corporativas estão sendo usadas unicamente a serviço, em horário compatível com a rotina de trabalho, ou se está havendo uso pessoal indevido.
Outro quesito que não pode ficar de fora da gestão de telefonia no home office é saber quais linhas manter e quais cortar. Em um momento em que o enxugamento de custos está no foco de todas as empresas, evitar gastos desnecessários é vital, e isso passa pela avaliação de cargos e funções em relação à demanda de telecom: se há colaboradores que, neste momento, não fazem uso essencial das linhas corporativas, estas podem ser subtraídas, trazendo a economia almejada.
Tudo isso tem como mote gerar impacto em dois pontos principais:
- O ganho de produtividade na execução diária das operações da empresa
- O enxugamento ou otimização de custos que isso trará, impactando positivamente o caixa
Tendo um plano bem gerenciado para as questões de telefonia, as companhias correm muito menos risco de errar ao realizar ou gerir suas comunicações, evitando gargalos que podem onerar o orçamento, prejudicar o trabalho e impactar de forma negativa os resultados de negócio.
A Gestão de Telecom alinhada às estratégias de negócio neste momento de pandemia é, para as empresas, a vacina contra as tão indesejáveis perdas. Adotar soluções para este fim é, com certeza, um investimento certeiro neste momento.