HOME OFFICE: DICAS QUE VÃO TE AJUDAR A SE ADAPTAR E, QUEM SABE, FAZER DO TRABALHO REMOTO UMA OPÇÃO PARA SUA VIDA
Home office
O home office, que até esses dias era uma opção para uma parte dos trabalhadores, de repente se tornou necessário e urgente para muitos que simplesmente não escolheram trabalhar em casa, o que torna tudo mais complicado em termos de adaptação e resultados, mas se esse for o seu caso, calma, não é tão difícil se adaptar, pelo contrário, um dos riscos que você corre nesse processo é o de descobrir que o trabalho remoto pode ser a melhor escolha da sua vida.
Se você é dessas pessoas que acreditam que precisam de um ambiente externo para o trabalho e está precisando se adaptar ao home office devido à Pandemia do coronavírus, esse artigo é para te ajudar a se adaptar.
Saiba que o home office já é realidade para muitos profissionais que escolhem esse formato de trabalho devido à maior liberdade de organização que ele oferece, e principalmente pela redução de custos.
Se há pessoas que decidiram não investir em alugueis só para ter o escritório fora de casa, ou que são donos de empresas e tem a opção de trabalhar de casa ao invés de se fechar em uma salinha lá na empresa cumprindo horários e rotinas pré-estabelecidos, ou mesmo funcionários em empresas que têm opção para o trabalho remoto, é porque o home office pode ser uma excelente opção e você também vai tirar de letra.
As dicas que vou dar aqui, de quem já trabalha no formato home office há 12 anos, podem te ajudar, não só nesse período de adaptação, mas a entender que o trabalho remoto pode ser uma das melhores escolhas para a sua vida.
As vantagens do home office
São muitas as vantagens de se trabalhar em casa, dentre as principais estão:
- Economia (sem gastos de aluguel, roupas, calçados, transporte e alimentação fora de casa diariamente);
- Maior liberdade para estabelecer seus horários e rotinas de atividades;
- Maior comodidade, conforto e qualidade de vida.
Mas para que seja realmente vantajoso, é preciso pensar na organização do trabalho em casa, para que as dificuldades não superem as vantagens.
As principais dificuldades do home office
Claro que há dificuldades de se trabalhar em casa, até por ser um ambiente onde inúmeros fatores podem te levar à procrastinação, à indisciplina e negligências com horários, hábitos e comportamentos, o que pode tornar sua vida um caos e o trabalho não ter o rendimento necessário.
Uma das maiores dificuldades é a forma de se organizar para evitar esses fatores e para lidar com as pessoas com quem irá se relacionar dentro e fora de casa, porque elas precisam entender que você está trabalhando, embora esteja em casa, e precisam colaborar para o bom andamento do seu trabalho.
A atenção em dois pontos essenciais para o trabalho home office eliminam essas dificuldades de uma só vez, são eles: criar um ambiente propício para o trabalho dentro de casa e ter disciplina no trabalho.
Se você se atentar a esses dois pontos, poderá eliminar todas as possíveis dificuldades com o home office e ter um trabalho muito satisfatório, e de acordo com muitos relatos de experiência, até mais do que o que se alcança no trabalho externo.
Vamos entender melhor como focar nesses dois pontos fundamentais?
Criando um ambiente propício para o trabalho em casa
Essa ideia de que trabalhar em casa é poder pegar o notebook, uma bacia de pipoca e se jogar no tapete da sala com a TV ligada naquela série legal que você está acompanhando ou com aquele clipe novo da sua banda ou cantor preferido?
ESQUECE. Isso não existe.
Você precisa organizar um ambiente para trabalhar em casa, independentemente do tamanho do seu espaço, se em uma quitinete ou em uma mansão de 15 cômodos, você precisará ter sua mesinha de trabalho, por menor que seja e um lugar específico para trabalhar.
Se não tiver como ter um cantinho só para o trabalho, principalmente se seu trabalho em casa não for ultrapassar essa fase de Pandemia, você pode até usar a mesa da sua cozinha ou da sala de estar, um cantinho adaptado na sala ou no seu quarto, embora não seja o ideal, você pode utilizar esses espaços desde que o organize para o trabalho durante seu horário de trabalho e não tenha um fluxo de pessoas constante no local.
Agora, se o trabalho em home office for ultrapassar esse momento transitório e se tornar definitivo, aí será o momento de pensar em organizar uma salinha, um cantinho mais reservado para trabalhar em casa em definitivo.
É importante que no local de trabalho, durante o seu expediente, sejam eliminados todos os fatores que não combinam com trabalho, como a TV, jogos, alimentos, presença de outras pessoas que podem tirar a concentração, animais domésticos, enfim, tudo que possa afetar negativamente o rendimento do seu trabalho precisa ficar fora desse local.
Lembrando que isso é muito pessoal, eu, por exemplo, trabalho com minha gata Ninna deitada na minha mesa quase que o tempo todo e ela não me atrapalha em nada, já a cachorra, que é mais peralta, é impossível me concentrar na presença dela. Como organização e concentração é algo muito relativo e particular, é necessário que você organize seu espaço da forma que melhor atender seu estilo e sua necessidade para o exercício de suas atividades de trabalho.
Lembre-se, você está em casa, mas naquele momento está trabalhando e não deve desviar a atenção para outras coisas do cotidiano doméstico, qualquer coisa que atente contra isso precisa ficar de fora durante o horário que estabelecer para trabalhar.
É importante avisar a todos que você está trabalhando em casa, para que ninguém desrespeite seu horário de trabalho, ou não terá como se organizar porque as outras pessoas vão aparecer e ligar a qualquer hora, te interromper indevidamente e atrapalhar o tempo todo se não souberem que você está em casa, MAS TRABALHANDO.
Mantenha a disciplina em home office
Definir horários e organizar seus afazeres dentro de horários pré-definidos fará toda a diferença no seu home office.
Agora você não tem que sair, bater cartão na empresa e cumprir suas atividades dentro daquele horário lá estabelecido até a hora de ir embora para casa, mas mesmo assim você precisa manter uma rotina, é até uma questão de saúde física e mental.
A tentação de fazer o que quer na hora que quer é muito grande, e claro, na maioria dos casos a grande vantagem do home office, para quem escolheu home office, é justamente poder estabelecer seus próprios horários, sua rotina, e ter uma maior flexibilidade na organização do tempo.
Porém, isso está longe de querer dizer que não é necessário estabelecer rotina e horários, pelo contrário, precisa, sim, e muito e agora é você quem tem que fazer isso sem ter aquele parâmetro imposto nas normas do mercado de trabalho externo.
A vantagem é que, dependendo da sua atividade, você não precisa trabalhar “dentro do horário comercial”. Você pode trabalhar em horário que seja mais vantajoso para você, conforme suas necessidades e o que seja mais adequado ao seu rendimento pessoal.
Algumas atividades, principalmente no que depender da relação com outras empresas, bancos, órgãos do governo e instituições, podem ser necessárias de ser realizadas dentro do horário comercial desses estabelecimentos, mas muito do seu trabalho em si pode ser organizado em horários fora desse padrão, como melhor lhe convier.
Mas é necessário ter um horário estabelecido para que você mesmo se organize com sua vida pessoal e profissional dentro de casa.
Se você está trabalhando em casa, todas as pessoas, incluindo seu chefe, clientes, outros funcionários e fornecedores, precisam ser informados de quando podem fazer contato com você, qual é o seu horário de atendimento, qual o horário que está em atividades que não podem ser interrompidas e claro, consequentemente, seu horário de lazer e descanso quando não deverá tratar de assuntos sobre trabalho.
Com seus contatos pessoais também não é diferente, todos devem saber o horário em que você está trabalhando, para não correr o risco de se deixar levar atendendo amigos e familiares e não dar conta de suas atividades de trabalho ou ainda deixar de atendê-los e eles acharem que você não quis atendê-los, ou coisas desse tipo, que geram conflitos tanto de ordem profissional como pessoal.
Portanto, estabeleça a melhor rotina e seus horários, informe a todos e procure manter um certo rigor e critério no cumprimento dessa rotina.
Apesar de a flexibilidade ser tão necessária em eventuais circunstâncias, e ser uma das grandes vantagens do home office, é necessário cuidar para que sejam mesmo eventualidades, de forma que não comprometa a organização e o rendimento de suas atividades e para que as atividades de trabalho em casa também não comprometam negativamente a qualidade de sua vida e de seus familiares.
O maior risco que você corre agora é descobrir que trabalhar em casa é possível, é muito bom e que é isso que você quer fazer o resto da sua vida.
E se você gostou desse artigo? Pode curtir, comentar, e nos contar como está a sua vida em home office. E se inscreve para receber mais conteúdos meus no seu e-mail.
Feliz home office!!!