Home office: vá além da produtividade

Home office: vá além da produtividade

A Experta Media nasceu há pouco mais de três anos adotando um regime de trabalho home office e de jornada de trabalho reduzida. Não é à toa que vira e mexe venho falar disso por aqui. 

Neste texto, eu gostaria de propor uma reflexão sobre valores que, ao meu ver, são essenciais para o sucesso das equipes remotas. Além de colocar um olhar que vai além da performance e produtividade. 

Como esse tipo de rotina já é nosso padrão, na Experta não enfrentamos problemas para nos adaptarmos às novas exigências de trabalho que a pandemia do Coronavírus Covid-19 exigiu de toda cadeia produtiva. 

Apesar disso, sei que o processo não é fácil. Recentemente, contei neste texto sobre as dificuldades que enfrentei até me acostumar ao trabalho remoto. O que me levou a acompanhar atentamente todas as dicas e sugestões que as pessoas estão dando para conseguirem passar por toda turbulência da melhor forma possível. 

Percebi que boa parte das orientações estão diretamente ligadas ao esforço, à organização pessoal e ao autogerenciamento. Mas acredito que essas questões são apenas a ponta do iceberg, principalmente para quem precisa gerenciar as equipes remotas.

Eu só fui entender a dimensão das habilidades que o trabalho remoto exige depois de dedicar parte da minha atenção aos estudos da cooperação e colaboração. 

Durante muito tempo, questionei o quanto esses novos conhecimentos poderiam me ajudar no meu percurso empreendedor. Hoje, observando e vivendo o caos coletivo trazido pelo vírus, vejo muito mais sentido nesse aprendizado. Principalmente quando falamos do trabalho remoto.

A maneira como você empreende é a maneira como você vive

Durante a minha jornada pelos cursos e aprendizados relacionados à cooperação e à colaboração, eu ouvia muito frases do tipo: “a maneira como você dança/brinca/joga é a maneira como você vive.”

Vou me permitir uma adaptação e também afirmar “a maneira como você empreende é a maneira como você vive.” E isso vai refletir diretamente na condução do processo de gestão do home office da sua empresa.

Neste atual cenário em que estamos, e para o qual o mundo já mostrava estar se encaminhando, há uma exigência muito maior de valores pautados na confiança, respeito, empatia, escuta e colaboração. 

Isso não deveria ser novidade. Mas, se você não acredita muito no que estou falando, é só ler o último livro do Kotler ou folhear revistas como Harvard Business Review e HSM Management.

Caso não haja um esforço real para se adaptar a esses novos modelos de liderança, você vai surtar com a sua equipe remota.

Sabe por quê? Ficará mais difícil usar recursos relacionados ao medo, controle e vigilância, que com certeza você podia acessar com mais facilidade estando fisicamente presente. Ou melhor, se enganar fisicamente presente. Porque no fim ninguém controla ninguém.

A partir desse ponto e por meio da experiência que estamos vivenciando nesses anos aqui na Experta, deixo alguns valores para você levar e estimular na sua equipe que está fazendo o trabalho remoto.

Confiança

É hora de substituir o controle pela confiança. Aceite o fato de que, no final, o que importa é o resultado e existem outras formas de chegarmos nele. Seus colaboradores precisam sentir e acreditar que você confia neles. Construa esse processo de forma conjunta para que haja um comprometimento real.

Tenho muito orgulho quando as nossas colaboradoras se sentem seguras para comunicarem, por exemplo, que estarão ausente porque tiveram uma urgência na escola do filho ou da filha, para levar um bichinho no vet ou simplesmente porque não estão bem. 

Isso me dá mais certeza de que elas estão preocupadas com a entrega e não vão falhar.

Acordos

Abra espaço para acordos. Gosto sempre de lembrar que acordos não são regras, o que permite construí-los e desconstruí-los. Esse processo vai permitir definir canais oficiais de comunicação e como cada um deve informar em caso de uma ausência repentina, por exemplo. 

Aqui na Experta, sempre pedimos para que quando alguém vai passar um tempo sem poder responder a um e-mail ou a uma mensagem, avise. Não importa a razão (porque temos confiança). Apenas avise. 

Escuta ativa

Para quem trabalha remotamente, as reuniões ou as videochamadas diárias são bem importantes. E como geralmente estamos na correria, é comum irmos direto ao ponto e esquecermos que há uma pessoa do outro lado. 

Vai começar uma reunião on-line? Adquira o hábito de fazer um check-in de cada participante. Pergunte como eles estão se se sentindo, como está sendo a adaptação. 

Transparência  

Quanto mais confiança você constrói no trabalho remoto, mais transparente todo processo fica. Mas, se possível use plataformas que ajudem uma visualização de todo trabalho. Remotamente tudo é mais fácil de se perder. 

Descanso

Incentive o descanso. Muitos pensam que com o trabalho home office, os colaboradores e colaboradoras não vão trabalhar. Cuidado mais uma vez com as armadilhas da necessidade do controle. Se a sua equipe é engajada, existe uma tendência a extrapolarem as horas trabalhadas e você muitas vezes não vai saber. Lembre-os sempre de que a pausa é tão importante quanto o trabalho. 

Empatia  

As pessoas estão se adaptando a esse novo modelo. Quando trabalhamos em casa, o tempo corre diferente. As dificuldades são outras. Tente entender e apoiar sua equipe nesse processo de adaptação. 

Eu não tenho dúvidas de que a maior parte das pessoas e das empresas que realmente trabalharem esses valores vão sair ainda mais fortalecidas após esse desafio da pandemia.

A cooperação e a colaboração me permitiu conhecer muita gente boa. Tô pensando em convidx-los para uma série de vídeos aqui. O que acham?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos