HOMEM AGUM É UMA ILHA
Edmilson Alves
Nenhum homem é uma ilha, pra viver isolado, completo em si próprio. Cada ser humano é uma parte do continente, uma parte do Universo, uma parte de um todo. O mundo é um grande pensamento. A harmonia do Universo é a maior demonstração de inteligência e de vida, haja vista os biorritmos dos microcosmos, das galáxias e dos planetas. Nada vive isolado.
Tudo é conectado com tudo, através do átomo, dos elétrons, de partículas subatômicas, e dos fluidos cósmicos universais. É da troca e do intercâmbio que a vida universal prossegue – com EQULÍBRIO!...
Basta contemplar o espaço sideral, para sentir, nessa grandeza, absoluta e perfeita, a presença de um CRIADOR –, essência da vida que, na ignota simplicidade, é muito superior à amostra visível do objeto de sua criação.
O homem, apesar de inacabado é uma partícula do infinito Panteão Cósmico.
O universo, em expansão, cumpre o seu destino, disciplinadamente, seguindo as pegadas determinadas pelo CRIADOR.
Do Sol a Terra existe uma distância, aproximadamente, de 150 milhões de quilômetros, em espaço que, a sua luz percorre em 8 minutos e 20 segundos. O Sol –, com a temperatura de uns seis mil graus, é uma estrela de quinta grandeza. Existem estrelas que brilham muito mais do que o Sol.
As estrelas azuis da constelação de ORION mantêm uma temperatura superior a 23 mil graus. CANOPUS, por exemplo, é cerca de oito mil e 500 vezes maior do que o Sol, enquanto nosso "astro-rei" é maior do que a terra, um milhão e 400 mil vezes.
Na VIA LACTEA, (uma das menores galáxias do Universo), são encontradas 100 bilhões de sóis, ou seja, 100 bilhões de estrelas. Essas grandezas, comparadas ao universo quase infinito, são pequenas centelhas cósmicas, regidas por uma INTELIGÊNCIA SUPERIOR, numa demonstração absoluta de que, não existindo um "efeito sem causa" – a razão da origem do Universo resulta da causa primeira, DEUS.
Criando o planeta terra, imperfeito, inacabado, pressupõe-se que o CRIADOR pretendeu dar ao homem, uma profunda lição de pedagogia, outorgando-lhe um habitat natural, para seu desenvolvimento progressivo e para a sua transição reencarnatória do espírito.
Se DEUS houvesse entregado o seu "planeta-escola" com todos os requintes da perfeição, certamente, o homem teria sido marginalizado do processo evolutivo, continuando até hoje, mentalmente retardado, conforme seus ancestrais das cavernas.
Vencendo as dificuldades e os obstáculos iniciais, a criatura humana foi adquirindo confiança e experiência, e, fascinado pelas próprias descobertas, evoluiu com a fé, atingindo os níveis de civilização e cultura de nossos dias, necessitando de autoconhecimento pra harmonizar o pensamento e controla a emoção pra ver em comunidade.