Homens na empresa: o uso da barba!
Há aproximadamente seis meses resolvi mudar um pouco minha aparência e passei a usar barba no dia a dia. Eu me preocupava se esse novo visual era adequado à natureza do meu trabalho. Frequentemente tenho reuniões com clientes e fornecedores, além do convívio diários com colegas de trabalho, rotina que exige sempre uma boa apresentação, um bom padrão de higiene e comportamento adequado.
Não sou e não pretendo ser nenhuma referência de estilo e moda, mas me sinto à vontade para compartilhar com vocês alguns cuidados masculinos que interferem na estética profissional, sugerindo atitudes que devem ser evitadas e cuidados a serem tomados:
- Enrolar o bigode: o que funcionou para Salvador Dalí não vai te ajudar a causar uma boa impressão. Esta prática tende a virar um vício. É um hábito muito desagradável, fica parecendo que os laços no pelo são mais interessantes do que o assunto que está sendo discutido.
- Coçar a barba: chega a ser estranho conversar com alguém que projeta o queixo para cima para poder pentear os pelos com os dedos ou algo do tipo. Além disso, nossas mãos sujam com facilidade, sujeira essa mandada diretamente para o seu rosto. A umidade das mãos levadas à barba causa também o aumento de oleosidade nos pelos.
- Barba por fazer e pelos no pescoço: muitas vezes dois dias são suficientes para que a barba perca a simetria. Lógico que dá um trabalho enorme, mas é o ônus de quem escolheu usar barba e bigode. Fios crescendo no pescoço são uma falta de cuidado tremenda. Muita gente acha que o visual rebelde de barba "por fazer" passa uma mensagem, e passa mesmo, mas certamente não é a que você gostaria.
- Limpeza e presença de corpos estranhos: assim como os cabelos e todo o corpo, a barba merece cuidados especiais. É necessário o uso de produtos que fazem a "manutenção" adequada dos pelos, uma vez que até a impureza do ar é suficiente para causar odor na ausência da higiene correta. Há também o risco de fragmentos diversos ficarem grudados nos pelos. Principalmente depois da ingestão de alimentos, vale a pena conferir o espelho sob o risco de alguém tentar conversar com você e não conseguir parar de olhar, tamanho o desconforto.
Os cuidados acima tornaram a minha escolha mais confortável. Se você usa barba no trabalho e não preocupa com isso, vale a pena prestar mais atenção.
* Descobri que o próprio Lkd faz a separação silábica na quebra de linhas e que nem sempre estão corretas, pode mudar conforme o formato utilizado para a leitura. :|
Marketing | Industry | Solutions
6 aDanilo Botelho
Marketing | Comunicação | Melhoria Contínua | Negócios Digitais | Processos | Pessoa Embaixadora @Cielo
6 aPietro Lazanha muito legal!