A HORA DA DECISÃO!

A HORA DA DECISÃO!

Comentários sobre a 2ª jogada:

Agradeço às contribuições dos amigos Denis Carraro, Victor Machado, Bodan Chilanti e Leandro Bello, que foram todas no sentido de alinhar os interesses dos sócios e planejar ações estratégicas para melhorar os resultados do negócio. Então, vamos à 3ª Jogada:

 Por onde começar: Planejamento Estratégico e/ou Governança?

 Muitas coisas aconteceram desde o almoço de família e a reunião com os sócios e relato para vocês agora. Na mesma semana o Alberto, meu irmão, precisou ficar afastado do trabalho, pois testou positivo para a Covid-19. Graças a Deus só apresentou um pouco de febre e já retomou suas atividades. É que ocorreu um caso positivo entre os funcionários e testamos todas as pessoas, só havendo mais duas três pessoas afetadas. Hoje todas já estão trabalhando normalmente e, o que é melhor, sem sequelas.

 Na ausência do Alberto precisei assumir a gestão dos postos da Capital. Isto me possibilitou observar melhor o que estava acontecendo e conversar com a equipe e clientes. No primeiro dia já notei certo abatimento nas pessoas e, depois, aos poucos, fui percebendo que alguma coisa tinha acontecido. Notei o ambiente um pouco mais sujo e um andar mais lento dos funcionários, preferindo ficar um pouco mais conversando com os colegas do que logo ir atender aos clientes. Soube ainda, falando com o Seu Heitor, que o Alberto, desde o ano passado falava que estava cansado deste serviço, que tudo estava dando errado e não tinha mais aquela vontade de antes para ir trabalhar.

 Conversando com os funcionários mais antigos soube que o Alberto estava mais ausente da pista e demorando mais para tomar decisões. Pude ver ainda cartazes que me assustaram muito, pois divulgava que o nosso preço era o menor da região! Este nunca foi o propósito do negócio, sempre falamos que o importante era oferecermos um serviço melhor. Ainda falei com alguns clientes e eles estavam gostando do preço baixo, mas me falaram que o atendimento tinha piorado.

 Aproveitei e fui falar com o Juarez, também sócio e responsável pelos dois postos situados na região metropolitana. Perguntei dos seus planos futuros e ele me falou que recomendava investir e comprar mais um ponto na BR, pois tinha encontrado o modo de ter resultado com postos localizados em rodovias. Perguntei sobre o outro posto, situado dentro da cidade, e ele prontamente disse que lá o atendimento estava muito bom, pois, além dos brindes, primava pela cortesia e cuidados com os detalhes. Tinha colocado mais mulheres no abastecimento e achava que esta decisão estava tendo resultado.

 O Juarez me falou também sobre o que tinha observado nos postos gerenciados pelo Alberto. Poderia ajudar, mas gostaria de ter participação nos resultados. Eu disse que iria pensar e o assunto parou ali.

 Pude ver, então, que eu não era sócio de uma Rede de postos e sim de vários postos, cada um com o seu jeito de ser e de atender. Isto era ruim, pois não tínhamos uma identidade comum, processos comuns e os clientes não nos reconheciam como um grupo. Eu tinha deixado de atuar como o Diretor Geral e estava só acompanhando o dia a dia. Quanto ao Alberto, não sei se ele estava querendo trocar de profissão, vender a sua parte e mudar de atividade. Talvez estivesse se comparando com o Juarez e notasse que estava perdendo espaço entre os sócios, pois seus resultados estavam ruins. Ele também poderia estar repensando toda a sua vida, pois me disseram que isto ocorre com quem já teve a Covid-19.

 Nestes dias também encontrei o Rubens, amigo e dono de uma rede bem maior de postos de combustíveis. Abri meu coração para ele e acredito ter ouvido belos conselhos. Ele me falou que já era rotina fazer planejamento estratégico da sua rede. Disse ainda que estava estruturando a Governança, pois tinha o desejo de reduzir sua carga de trabalho, e, para isto, precisava planejar a sucessão e deixar as coisas organizadas, para ter certeza que o negócio continuaria sendo bem cuidado. Aprendi um pouco mais lendo sobre estas sugestões nos dias seguintes e resolvi que precisava marcar uma reunião com os sócios em seguida.

 Tinha algumas dúvidas e precisava pensar melhor. Por mim eu gostaria de começar a fazer o Planejamento Estratégico e a Governança juntos, mas não sabia se isto poderia ser feito. A outra dúvida, no caso de não ser adequado fazer as duas iniciativas juntos, era saber se deveria começar pelo Planejamento Estratégico ou pela Governança.

 Então, preciso de ajuda, pois pensei em três possibilidades:

 1ª) Posso implantar a Governança junto com o Planejamento Estratégico;

 2º) Posso implantar primeiro o Planejamento Estratégico e logo depois a Governança;

 3º) Posso ainda iniciar com a Governança e depois construir o Planejamento Estratégico.

 O que você me recomenda?

 Abração


Victor Machado Fraga de Melo

CEO na Machado Orientação Empresarial

4 a

Tendo em vista a realidade apresentada, o que melhor se enquadra é iniciar pelo planejamento estratégico e dentro do plano de ação fruto do planejamento estratégico priorizar a governança corporativa.

Me parece que o futuro do negócio depende bastante da relação entre os sócios. Considerando que a equipe que vai trabalhar no planejamento estratégico idealmente deve ser a mesma a colocá-lo em prática, eu começaria pela governança.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos