Hoshin e FMDS
O hoshin é um componente essencial da estrutura de Administração Toyota. É ele que conecta a visão, os valores e filosofias (o Modelo Toyota) às atividades diárias no chão de fábrica (o desenvolvimento de pessoas na solução de problemas para se atingir metas de negócios). Segundo a Toyota temos os objetivos do hoshin são: (LIKER; HOSEUS, 2009).
- criar uma organização capaz de sustentar um alto nível de desempenho;
- produzir resultados
por meio de:
estabelecimento de planos administrativos de médio e longo prazo e hoshin anual
- priorização de atividades e recursos
-envolvimento de todos os membros com as metas e os meios para alcança-las
- manutenção do PDCA, verificação e acompanhamento durante a implementação para que
-toda a organização ande na mesma direção, com os membros de equipe tomando a iniciativa.
O processo hoshin se liga ao Modelo Toyota em um nível maior. Ele está alinhado com os valores centrais de respeito mútuo e melhoria contínua ao ligar o desenvolvimento dos membros de equipe à solução de problemas. Com frequências, as organizações implementam as ferramentas de planejamento de hoshin sem respeitar a parte da equação que envolve as pessoas (LIKER; HOSEUS, 2009).
Como o próprio nome descreve, o FMDS é o sistema que o TPS (Sistema Toyota de Produção) utiliza para o desenvolvimento da liderança para administração do chão de fábrica. Os principais pontos do sistema que alinha a liderança do chão de fábrica às atividades de desenvolvimento para atingir as metas da empresa através: (LIKER; HOSEUS, 2009).
Recomendados pelo LinkedIn
- Demonstrar visualmente a condição da liderança para o chão de fábrica e o alinhamento das atividades diárias às metas de hoshin.
KPIs (Key Performance Indicators): Os indicadores-chave de desempenho para cada processo, deve-se apresentar qual o problema e a lacuna para meta (LIKER; HOSEUS,2009).
SubKPIs: Indicadores que afetam ou impactam os KPIs principais, deve-se apresentar a abertura do problema (Ex: Onde acontece? Equipamento/ Linha/ Processo/ Turno) (LIKER; HOSEUS, 2009).
Atividades Diárias: Os itens que precisa de acompanhamento diário para garantir que os problemas estão sendo resolvidos (LIKER; HOSEUS, 2009).
KPIs de Processo: Resultados de atividades que garantiram o atendimento dos KPIs principais e sub KPIs, deve mostrar o ponto de ocorrência do problema (LIKER; HOSEUS, 2009.
Rota Kamishibai/Verificação: Estruturação da rotina em campo com frequência definida para suportar o processo de análise e solução de problemas (LIKER; HOSEUS, 2009).
Atividades Tématicas: Atividades de solução de problemas concentradas ou de longo prazo. Estes são problemas recorrentes ou que não puderam ser resolvidos pelo grupo como parte de suas “atividades diárias”. Inicia-se um relatório ASP (Análise e Solução de Problemas), e facilita-se o apoio de partes relacionadas, como engenharia, a manutenção, os fornecedores e assim por diante (LIKER; HOSEUS, 2009).
- Promover a comunicação em duas vias, criando um ambiente que resolva as condições anormais por meio de solução de problemas concentrada, determine o apoio e os recursos necessários e desenvolva os membros da equipe, desenhando os papéis e responsabilidades para cada membro do processo e estruturando a cadeia de ajuda para auxilio na solução dos problemas (LIKER; HOSEUS, 2009).
Especialista em Processos / Lean / Agile / Ferrovia / Porto / Terminal / Transporte / Tecnologia da Informação / TI / Gerente de Produto
3 aMuito bom! Parabéns! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Executivo de Engenharia, Planejamento e Infraestrutura | Mestrado em Gestão Empresarial | Empresário | Mentor | Consultor
3 aMuito bom Paulo. Parabéns pelo trabalho.