Hoshin Kanri e Incentivos
E evidente que o hoshin kanri exige motivação em todos os níveis. Na verdade, incontáveis empresas se perguntam qual é a fórmula capaz de incutir nas pessoas a disciplina diária indispensável para manter todas essas detalhadas métricas, trabalhar cuidadosamente com um processo de resolução de problemas altamente estruturado e obter melhorias - tudo isso ao mesmo tempo em que mantêm o foco na produção diária. Isso nos leva a um dos tópicos mais intrigantes para muitas empresas: reconhecimento e recompensas.
A Toyota procura evitar a prática de "distribuir biscoitos" cada vez que alguém tem a atitude certa. Grande parte da satisfação vem de contribuir para a equipe e ver o ponteiro avançando nos diagramas que marcam as tendências. Liderar um círculo de qualidade é, muitas vezes, a experiência mais gratificante da carreira do membro de uma equipe. Obviamente, isso não significa dizer que as pessoas não querem ser reconhecidas e recompensadas por atingir objetivos. Contudo, uma vez que a Toyota prega o comprometimento com a equipe e com a empresa, não simplesmente com a realização de metas individuais, as mensurações focalizam unidades maiores que o indivíduo.
Há normalmente substanciais gratificações para as fábricas com base no desempenho da companhia e no desempenho de uma fábrica específica. As gratificações dos executivos são proporcionais a seu salário e baseiam-se no desempenho da companhia, no desempenho da fábrica e na concretização individual de objetivos hoshin. Mesmo os objetivos individuais hoshin não podem ser concretizados por uma pessoa que trabalhe sozinha, e, por isso, os aumentos, as gratificações e as promoções sempre refletem conquistas da equipe. Na verdade, a maneira pela qual uma pessoa trabalha em prol dos objetivos (o processo) é tão importante na avaliação do desempenho quanto a concretização das metas (resultados).
Joaquim Teles
Modelo Toyota de Liderança Lean