A humanização nas organizações
Recentemente, assisti ao TEDx com o psiquiatra americano Robert Waldinger sobre o que torna a vida de uma pessoa feliz. Ele é o quarto diretor do “Estudo sobre o Desenvolvimento Adulto”, que começou a ser realizado em 1938 pela Universidade de Harvard (EUA) e está analisando a vida de 724 homens. Depois de mais de 80 anos de estudo, a pesquisa constatou que o que nos mantêm mais felizes e saudáveis são os bons relacionamentos.
Ora, se passamos pelo menos oito horas por dia dedicados ao trabalho, estar em um ambiente tóxico significa estar fadado à tristeza. Não é à toa que vemos milhares de pessoas expressando alegria e felicidade nas redes sociais, mas que são viciadas em Rivotril.
Falar sobre trabalho e felicidade não é assunto apenas de RH. É um tema urgente, complexo, exige tempo e dedicação. Se na era industrial as pessoas eram pagas para fazer e não para pensar, hoje nos destacamos justamente pela capacidade de manter boas relações. Só que relacionamentos são complexos, não são estabelecidos de uma hora para outra e exigem um tipo de inteligência sutil para saber lidar com a diversidade e com as nossas imperfeições. É aí que entra a tecnologia, para ganharmos tempo para sermos humanos.
Trabalho com RH desde 2002 e confesso que sempre me incomodei com o excesso de burocracia da área. Muitas vezes, me vi mergulhada em um monte de papéis e, no final do dia, estava tão cansada que já não tinha energia para olhar os colegas nos olhos.
Com amor,
Técnica de Segurança do Trabalho - EHS Águas do Rio
5 aAmei seu texto!
Gerente de Segurança do Trabalho (Regional SP / SC / PE)
5 aOs 4 pontos abordados impactam diretamente nos resultados de uma empresa. Colaboradores infelizes ou sem um propósito não são criativos, dedicados ou inovadores, na minha opinião são máquinas repetidoras. Me pergunto várias vezes se tratamos alguém que amamos do mesmo jeito que um colaborador que comente um erro ou desvio, se ficamos perseguindo constantemente aqueles que não temos empatia, se abandonamos os que não se encaixam no nosso grupo. Fazer Gestão ou cuidar das pessoas é orientar, direcionar, conversar, escutar e ter gratidão. Isso da trabalho e precisa gostar de se relacionar. Somente assim podemos ter empresas humanizadas para o sucesso.