"I Have a Dream"​

"I Have a Dream"

Existiram homens e mulheres, no breve curso dos eventos da humanidade que denominamos "história", que quando proferiam um punhado bem estruturado de palavras e agiam com a coragem daqueles fadados a vitoria, conseguiam sintetizar no âmago de seus seguidores sentimentos indescritíveis, capazes de incendiar os mais temerosos corações a conquistas que até hoje estudamos com fascínio e admiração.

Churchill, certa vez disse: "[...] Iremos até ao fim. Lutaremos na França. Lutaremos nos mares e oceanos, lutaremos com confiança crescente e força crescente no ar, defenderemos nossa ilha, qualquer que seja o custo. Lutaremos nas praias, lutaremos nos terrenos de desembarque, lutaremos nos campos e nas ruas, lutaremos nas colinas; nunca nos renderemos [...]" . E do fundo do poço de Dunkirk ele propulsionou as esperanças de sua nação e porque não, do mundo para o que, algum tempo depois, se tornaria uma das grandes vitórias da humanidade contra a opressão, contra o racismo, contra o mal.

Ainda na linha do tempo da história humana temos Nelson Mandela, Madiba, para os íntimos. E, se por adotar este grande humano como exemplo de vida faz de nós íntimos de sua pessoa, assim então me considero. Madiba ficou preso por penosos 27 anos. Nada de prisão domiciliar, tornozeleira e confortos, não, o prisioneiro 46664 da Ilha Robben passou por provações que apenas aqueles que possuem virtudes inabaláveis conseguiriam passar e após todo esse tempo de sofrimento ele sai de sua reclusão para se tornar o herói de seu país, para unir aqueles que o oprimiram com aqueles que foram anos oprimidos e obter desta mistura algo sem precedentes. Ele ensinou que "Ninguém nasce odiando outra pessoa por causa da cor de sua pele, da sua origem ou da sua religião. Para odiar, é preciso aprender. E, se podem aprender a odiar, as pessoas também podem aprender a amar."

E como não falar da gigante Rosa Parks que em 1955, em um EUA segregacionista se recusou veementemente em ceder o seu lugar no ônibus à um branco, alegando que a cor de sua pele não lhe dava o direito de se sentir superior a ela e nem a ninguém. Que mulher sensacional. Esse simples mas heroico gesto resultou em uma das maiores lutas por direitos de todos os tempos que presenteou o mundo com o exemplo chamado Martin Luther King Jr. e seu " I have a dream", com palavras que até hoje trazem arrepios aos que ouvem: "[...] Eu tenho um sonho, que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. [...].

Mulheres e homens com estas incomuns trajetórias - líderes - são constantes na linha do tempo do homo sapiens. E estes emergem dos momentos em que a fé na humanidade está prestes a desaparecer de vez. Seguindo esta lógica, quero compartilhar com vocês um anseio meu, que venho remoendo em meus pensamentos há muito tempo. Aonde estão os verdadeiros líderes hoje em dia? Aonde estão aqueles homens e mulheres que nos guiarão para a vitória? Que unirão as pessoas? Que combaterão racismo, desigualdade, preconceitos? Não estou falando de pessoas superficiais que são apenas marketing ou que querem agraciar apenas alguns, falo daqueles que irão tornar o mundo grande novamente, que irão fazer nações se unirem contra os opressores, que fazem as pessoas irem as ruas com atos de paz e sonhos de liberdade. Vemos hoje muros aonde deveriam existir pontes, vemos separações aonde deveria existir união, vemos desespero aonde deveria existir prosperidade.

Tomo emprestado o título de um dos meus heróis para dizer que eu tenho um sonho. Um sonho de que um dia irei abrir o jornal e deleitar meus olhos em informações que sejam verdadeiras e não fantasias que cegam os ignorantes com ódio e calam os oprimidos com o medo. Tenho um sonho de ver meu país ambidestro, lutando pelo bem dos que menos podem e pela construção de uma sociedade que goze do orgulho de fazer parte de uma grande nação. Um sonho de poder ver fanatismos e ideologias agressivas serem substituídas pelo verdadeiro amor ao próximo, incondicional. De que a ignorância em todos os sentidos seja vencida pela inteligência. Que as pessoas não peçam perdão para seus deuses e sim para seus irmãos por tê-los tratado um dia como indiferentes. Um sonho de respirarmos aliviados, não pela vaga esperança de que um dia irá melhorar, mas sim pela concreta certeza que já é melhor.

E que John Lennon termine esse meu texto com suas palavras imortais:

"Você pode dizer que sou um sonhador, mas não sou o único, espero que um dia você se junte a nós[...]"

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Adam Slabadack

  • Não siga o líder, seja o líder

    Não siga o líder, seja o líder

    ''Este homem pegou uma nação destruída, recuperou a sua economia e devolveu o orgulho a seu povo. Em seus 4 primeiros…

  • All The Company's Men

    All The Company's Men

    Você conhece a visão e a missão da sua empresa? Geralmente lhe é apresentada imediatamente quando o colaborador…

  • Audácia e Visão (com pouca ética)

    Audácia e Visão (com pouca ética)

    Ontem me deparei com um business case que, em princípio, acreditei que seria apenas uma história de conquista e…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos