IA e o SUS
Meu TCC foi sobre como a Inteligência Artificial poderia contribuir para que o SUS cumpra integralmente seus princípios. Mas, uma externalidade positiva das contribuições que essa tecnologia pode trazer para o Sistema é a economia que pode ser gerada com essa inserção, num primeiro momento parece loucura pensar que gastar dinheiro vai te fazer economizar, mas num segundo momento, nota-se claramente que não é um gasto e sim um investimento, é usar a tecnologia para proporcionar mais bem estar social, para melhorar o nosso dia a dia, para otimizar recursos e realizar análises com muito mais embasamento, proporcionando mais assertividade nas decisões tomadas pelos gestores.
Ao meu ver, uma das técnicas mais interessantes que abordei no trabalho foi a técnica de hotspottings, que significa "pontos de calor", este nome se dá devido a forma que os dados são representados, num mapa com pontos maiores ou menores e de cores mais ou menos fortes representando os pontos em que aqueles dados representam uma situação mais crítica. Isto é, essa técnica possibilita a identificação das necessidades específicas de cada região, o que permite que as estratégias de saúde sejam elaboradas com uma articulação dos serviços e das necessidades regionais.
Foi um trabalho extremamente desafiador, brinco dizendo que realizei na verdade uma investigação por associações, não encontrei muitos artigos que associavam a tecnologia ao SUS, menos ainda a atenção primária do SUS. Mas foi enriquecedor no mesmo nível e espero que um dia se torne uma realidade.
--- Carol :)
Assessor Executivo C-Level na Grupo Educacional Iepam | Analista de Operações/Financeiro Jr | Consultoria | Banco de Investimentos | Venture Capital | Negócios
2 aMeus parabéns!