A IA VENCEU

A IA VENCEU

Era meados de 2024. Eu, como boa gestora, com vários cursos de gestão de tráfego, certificada pela Google, estava quebrando a cabeça para fazer meu cliente ter mais cliques com menos gastos.

Todo gestor de tráfego que se preze sabe que você precisa gerenciar a campanha, controlar os gastos e, principalmente, ter domínio sobre as palavras-chave, as palavras que vão levar clientes para o seu cliente.

Nesta campanha específica, eu estava fazendo o que sempre fiz, mas, não estava tendo acesso às palavras-chave e, pior de tudo, algumas dessas palavras estavam custando bem caro para meu cliente. A Google tem disso: tem palavras pesquisadas que levam tráfego para a sua página, só que você nunca fica sabendo quais palavras são e simplesmente não adianta acionar o suporte.

Foi aí que eu resolvi fazer o que a cartilha do gestor desaconselha fortemente: soltar a IA do Google.

E a campanha decolou.

Duas coisas aconteceram naquele dia. Primeiro, confirmei o que eu já vinha suspeitando desde 2023, que o Ads da Google estava limitando as informações às quais os gestores podiam ter acesso, o que tornava o jogo muito desvantajoso e forçava certas autorizações de gestão. E segundo - e mais importante - me dei conta de que eu não precisava mais gerir campanhas, eu estava livre.

A minha agência já estava em um movimento de transição de serviços. Eu já havia treinado muitos advogados para que eles mesmos gerenciassem as suas campanhas, já que, cada vez mais, isso se tornava uma tarefa relativamente simples que poderia ser executada por qualquer membro do escritório que dispusesse de mais tempo.

Eu mesma gerenciava apenas campanhas de advogados que não tinham esse tempo livre.

E foi aí que virei uma página da minha carreira.

Durante o tempo em que fui gestora de tráfego, muitas vezes, gerenciei campanhas de advogados que estavam vendendo algum curso online sobre a sua especialidade. Tive oportunidade de influenciar alguns ajustes nos programas de curso e na forma como algumas aulas eram apresentadas, tendo excelentes resultados na satisfação geral dos meus clientes.

Isso tudo porque eu tenho mais de 20 anos de experiência no trabalho mais difícil do mundo: professora de adolescentes.

Modéstia à parte, você pode perguntar para qualquer um que foi meu aluno se as minhas aulas não estão entre as melhores que ele teve na escola.

E, se tem uma coisa que eu aprendi nessa vida é que você não consegue fugir do seu dom. Me dei conta de que seria muito mais útil ajudando quem sabe alguma coisa, mas não sabe ensinar essa coisa, não tem didática, não tem método.

Então, sim, a IA da Google me fez voltar para a educação, mas agora uma educação mais ampla, uma educação online na qual o aprendizado é dinâmico e definitivamente não combina com vídeos-palestras que dão mais sono que conhecimento.

Se você está nesta roda louca do mercado de trabalho do século XXI, sabe que ela não para nunca e a gente precisa estar sempre aprendendo, sempre se aperfeiçoando, sempre melhorando.

Por isso o ensino e a aprendizagem são cada vez mais importantes e por isso resolvi falar sobre esses temas daqui pra frente.

A IA da Google pode ter vencido, mas ainda somos nós quem apertamos os botões. Você só precisa aprender quais deles com o professor certo.



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Patrícia Scherer

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos