Identificando riscos de um projeto.
E se a noiva desistir? Você já pensou em como classificar esse risco em um projeto? Aposto que você não vai ter os parâmetros adequados!
No relacionamento com o cliente, seja ele interno ou externo um ponto de vital importância é a detecção dos riscos e a comunicação com os Stakeholders. Riscos podem ser inerentes ao projeto, ou podem ir surgindo a medida que o projeto avança.
Um exemplo simples: Uma festa de casamento, Quais os riscos? Um dos noivos pode desistir do casamento? É só eles mesmos serão capazes de dizer o quanto isso é provável, e você nunca vai ter uma resposta exata, até porque se houver alguma chance de alguém desistir, ninguém vai falar isso nua reunião com fornecedores.
Alguns riscos com falta de luz, acabar a cerveja, um convidado mais animado cantar a esposa de um amigo, todos esses riscos fazem parte do projeto, e podem ser previstos e gerenciados, fazem parte do projeto. Quem não está disposto a correr riscos não pode sair de casa. Riscos fazem parte da transformação.
E aí com lidar com eles? Algumas organizações são mais abertas a riscos, inclusive a projetos que não tem sucesso no seu objetivo inicial, mas o aprendizado, é importante para a próxima empreitada. Outras organizações precisam de um nível de sucesso muito alto. E o que isso quer dizer?
A noiva que não quer gastar muito, pode economizar no gerador de energia elétrica, pode economizar no número de seguranças na festa, pode comprar menos bebidas, mas ela aumenta em muito o risco de problemas na festa. Aí vem outras perguntas; Esse risco realmente é um risco para esse cliente? Qual é ponto de equilíbrio desse projeto para esse cliente? - cliente pra mim é sempre o stakeholder, seja o sponsor do projeto ou qualquer outro interessado.
Projetos, a melhor parte deles, é que eles são exclusivos. Não tem projeto igual para cliente diferente. Cada realidade exige pensamento crítico, pesquisa e aprofundamento para entender a realidade daquela empresa, daquele momento, inclusive gerando mudança no projeto no decorrer da execução, tudo é dinâmico. É necessário estar atento o tempo todo, ter sensibilidade e agilidade para que o projeto dos sonhos tenho o resultado dos sonhos.
Coordenadora de RH I Supervisora de RH I Gestão de pessoas I R&S I Treinamento e Desenvolvimento I Business Partner I DHO
4 aLaila Senna excelente artigo!! Parabéns!
Vendedora na Grupo Tigre | MBA em Gestão de Vendas
4 aMuita... e reaprendendo a cada projeto.. 😀😀
Professor do ensino fundamental | Escola Mundo Feliz
4 aMuitos riscos mesmo amiga. Muita experiência para pensar em todos os detalhes 👏