IFA 2016 DITA O MUNDO DO FRANCHISING

IFA 2016 DITA O MUNDO DO FRANCHISING

 

Se em janeiro o mundo pode acompanhar o maior evento de varejo, o National Retail Federation (NRF)Annual Convention 2016, ao final de fevereiro, a principal convenção de franchising ocupou seu lugar e apresentou estudos de caso e mesas redondas, que trouxeram acesso às melhores estratégias para expansão e gestão das redes de franquias. Na International Franchise Association – IFA 2016, empresários dos setores de franchising, varejo, shopping centers e empreendedores puderam conhecer as melhores práticas das redes de negócios pelo mundo.

Realizada anualmente nos Estados Unidos, a 56ª edição teve como palco a cidade de San Antonio, no Texas. Com a presença das melhores figuras do negócio, a participação e o acompanhamento do evento, mesmo que de longe, favorece o fortalecimento do setor. Quem esteve presente teve a oportunidade de fazer networkingcom líderes do mercado do franchising e pode discutir e problematizar pequenos e grandes empreendimentos. Sob a visão de especialistas, empresários brasileiros viram as tendências mercadológicas para ano de 2016 e puderam fazer uma perspectiva sobre a realidade do mercado nacional sem deixar de considerar o cenário político e econômico atual com o qual vivemos neste período.

Convenções como esta são importantes para discutir realidades do mercado nacional e mundial, a fim de criar estratégias e soluções para as empresas. Outro ponto bastante discutido foi a internacionalização dos negócios. O crescimento empresarial no país de origem pode dar lugar a novos desafios e a possibilidade de expandir redes de franquias pelo mundo. Para isso, boa bagagem de gestão e marketing são importantes para consolidação de um mercado novo, desconhecido e extremamente competitivo.

Como diferencial, a IFA reitera a importância da presença digital da marca no auxílio à conquista e fidelização de clientes. Além de poder colaborar com pesquisas de perfil do público, preferências e possíveis melhorias em estrutura, conteúdo, serviço ou produto da rede. A criação de experiências também é apresentada como estratégias interessantes para firmar o nome da marca e proporcionar impacto positivo de resultados por meio da fidelização e motivação dos funcionários. A criação de oportunidades e situações inesperadas a esses públicos são práticas que já existem no mercado exterior há tempos e que, no Brasil, cresce a cada dia mais conhecido como “marketing de experiência”.

Além disso, o evento trouxe a importância de treinamentos e capacitação dos profissionais da rede o qual se traduz na concretização de um bom plano de negócios que deve levar em conta informações relevantes sobre o mercado de atuação, tendências, prováveis cenários, riscos e oportunidades, concorrência e variáveis internas e externas, aliadas a conhecimentos sobre as habilidades pessoais e profissionais do empreendedor. Gestores de franquias, franqueados, investidores: procurem se aprofundar no setor e conhecer potenciais e principais desafios no mercado dofranchising. A convenção IFA é prova do interesse em expandir o setor de franquias no mundo e qualificar ainda mais os seus mais de três mil participantes presenciais e os outros tantos à distância.

 

FONTE: Jornal Estado de Minas, 13 de março de 2016 - Coluna Franquias de A a Z, Lucien Newton.

Guilherme Lima

Mestre em Direito pela UNIVERSIDADE FUMEC - Sócio da GNM Consultoria - Franquias e novos Negócios

8 a

Falou tudo Lucien Newton!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos