ifm é destaque pelo investimento em aplicações ESG
Atualmente, muito se fala sobre o crescimento significativo do conceito ESG (environmental, social and governance), que alia bons resultados financeiros com o compromisso com a construção de um mundo mais sustentável.
De olho na economia do futuro, que tem o objetivo de combinar alta produtividade e baixo impacto socioambiental, algumas empresas passaram a aderir fontes de energia renovável.
O caminho em direção a um ambiente de baixa emissão de carbono busca benefícios para diferentes países e devem afetar diversos setores da sociedade e, obviamente, as empresas têm papel essencial neste processo. Priorizar fontes renováveis de energia para abastecer as operações é uma forma de apoiar a transição energética e fortalecer o conceito ESG.
O mercado de energia, por exemplo, já trabalha para ampliar a matriz energética brasileira com fontes renováveis. As vantagens são diversas: volumes, prazos, reajustes, flexibilidades e preços no contrato de energia.
Além da economia, previsibilidade orçamentária e possibilidade de rentabilização, a liberdade também se estende para a escolha do tipo de energia que se deseja usar. E já podemos encontrar esse movimento em números: responsável pela atração de mais de R$32 bilhões em novos investimentos ao Brasil, a fonte solar no mercado regulado já ultrapassou a marca de 700 mil unidades consumidoras com geração própria de energia, de acordo com o levantamento da Absolar.
Soluções tecnológicas renováveis
Diversas empresas já utilizam soluções tecnológicas para mitigar a crise climática e energética. Nos dias atuais, a maior parte da eletricidade fornecida aos consumidores é produzida em usinas hidrelétricas.
Para essa geração, um problema é a alteração feita no curso dos rios, causando impactos sérios ao meio ambiente. Para minimizar o problema, as tecnologias de soluções renováveis são excelentes alternativas.
Recomendados pelo LinkedIn
A tecnologia renovável, também conhecida como tecnologia limpa, é o conjunto de esforços contínuos para melhorar os resultados ambientais, principalmente os que estão ligados à produção de energia elétrica. As soluções também possibilitam criar produtos mais econômicos e eficientes, minimizar os impactos negativos dos combustíveis fósseis e otimizar o uso dos recursos naturais e renováveis.
Modernização de equipamentos, painéis solares e armazenamento de energia, por exemplo, são algumas das estratégias usadas diariamente que favorecem o uso consciente e ajudam na luta contra a crise climática.
ifm se destaca na realização de aplicações ESG
A ifm, uma das maiores fabricantes de sensores e controladores industriais do mundo, oferece há 50 anos soluções tecnológicas para controlar a crise climática e energética por meio de tecnologia de automação.
Para isso, os processos digitais da empresa incluem sensores para a medição do gasto de água e ar comprimido, impactando diretamente no consumo de eletricidade e nos sistemas de controle, o que aprimora os sistemas de pulverização e plantio e otimiza o uso do solo.
A empresa também trabalha a transição energética por meio da energia solar e eólica. Com isso, ela fabrica e fornece as soluções para que o plano de transição saia do papel e seja colocado em prática.
O produto Via Y, oferecido pela ifm, por exemplo, permite o monitoramento de energia na companhia. O consumo energético e os custos decorrentes são fatores decisivos que contribuem para uma produção eficiente.
Caso os valores sejam controlados de forma contínua e eficiente, a empresa poderá avaliar corretamente e aderir medidas futuras que contribuirão para uma redução do consumo de energia.