IFRS para todos
Desde 2010, as novas normas IFRS devem ser seguidas pelas empresas brasileiras, e um novo padrão de contabilidade surgiu com estas normas. Um padrão mais moderno, mais realista e mais adequado ao principal objetivo de uma demonstração contábil, que é a de mostrar a real situação financeira da empresa.
Mas muitas empresas ainda nem sabem o que é IFRS e nem ao menos pensam em adotar tão cedo por falta de conhecimento ou medo de custos altos. Infelizmente, no Brasil apenas nos preocupamos com aquelas normas que geram multas iminentes e deixamos de lado aquelas onde a possibilidade de fiscalização é remota.
Independente de ser obrigatório, precisamos entender que o IFRS ajuda a empresa a ter na contabilidade a fonte de suas informações para decisões, e cria um balanço patrimonial real, e não apenas aquele que usamos só para fins contábeis e mais nada.Neste momento, a gestão vai fazer a diferença para que as empresas possam sair na frente da concorrência em termos de eficiência e controle de custos. E um dos pontos que vai ajudar muito, é a adequação da empresa ao IFRS pois com isso as informações realmente necessárias para tomada de decisões estarão disponíveis na contabilidade, evitando re-trabalho e criação de outros relatórios.
Não pensem que isso é coisa de empresa grande, mas sim de uma empresa que se preocupa com gestão e não ficar sempre se sentindo pequena. A empresa vai ser do tamanho que você imagina e luta para ser.
Marcos Carvalho
whatsapp/viber (011) 96726-5018
Especialista em Gestão de Riscos e Compliance. Transformando Riscos em Oportunidades de Crescimento Sustentável. Folder MP Compliance & Governance
8 aMuito bom!