Ignore o julgamento, saiba esperar..
Ao sermos julgados nossa reação é entrar na defensiva e ter comportamentos como iniciar uma discussão, uma briga ou procurar manter distância de quem nos julgou, mas onde isto tudo está nos leva? É saudável viver assim?
Constantemente eu vejo as pessoas perdendo oportunidade de criar pontes, simplesmente por não saber praticar a empatia e dar um tempo para o outro amadurecer a ideia.
Eu sempre me pergunto..
- Será que tudo que não gosto de ouvir é realmente um julgamento?
- Será que a pessoa se posicionou porque não tem conhecimento do tema?
- Será que eu estou me defendendo porque a pessoa tem razão?
- Será que estou escolhendo dar a dimensão correta?
- Será que a pessoa tem medo de lidar com o assunto?
- Será que a pessoa tem medo que eu sofra com determinada escolha?
A alguns anos eu comuniquei família e amigos que adotaria uma criança e na época eu decidi que para primeira reação indesejada eu daria o tempo necessário para a pessoa se acostumar com a ideia, mesmo que a reação fosse muito ruim pois sabia que não era um tema do cotidiano das pessoas.
Eu constatei que todas elas sem exceção precisavam deste tempo para se familiarizarem e sentir a segurança de que eu sabia o que estava fazendo, como recompensa mantive relações harmoniosas, as pessoas se sentiram gratas por eu entendê-las, não guardei mágoa e o melhor minha filha foi recebida em um ambiente saudável.
A empatia é a grande aliada das relações, mas só vai funcionar para aqueles que não tem a necessidade de "gritar" suas verdades para o mundo e não desejam ter razão sobre tudo.