Imersão do Coaching em bibliotecas dinâmicas. Mentora Erika Fernandes
As dinâmicas pedagógicas de Coaching tem sido instrumentos facilitadores de ensino.
Usufruir das bibliotecas tem gerado resultados e estratégias de motivação incríveis !
Realizei em 5 meses este experimento na qual gostaria de compartilhar com vocês gestores, professores, coaches e bibliotecários que gostariam de realizar a mentoria de COACHING e colocar em prática com excelência estas dinâmicas incríveis!!!
Vamos inovar juntos a bibliotecas dinâmicas?
Deixe seu email aqui👇para receber outras ideias de mentora como esta de 10 dinâmicas pedagógicas bibliotecárias incríveis para o Ensino Fundamental I,II e Médio.
Dinâmica de Coaching Nº 1- Pesquise sua BANDEIRA
O objetivo desta dinâmica é permitir que os participantes conheçam suas habilidades e pontos que podem ser melhorados. O material necessário será folhas em branco e lápis de cor. A dinâmica se desenvolverá com a distribuição das folhas e dos lápis, o condutor deve explicar que, assim como cada país possui a sua bandeira, cada um deve fazer sua própria bandeira pessoal a partir de seis perguntas:
- Qual é o seu maior sucesso individual?
- O que gostaria de mudar em si mesmo?
- Quem é a pessoa que você tem mais admiração
- Qual o seu maior talento?
- O que você mais aprecia na vida?
- Quais as maiores facilidades e dificuldades de trabalhar em equipe?
Cada pergunta deverá ser respondida com um pequeno desenho, símbolo, palavra ou frases curtas. Depois de finalizadas as bandeiras, o condutor deve pedir para que cada um apresente e compartilhe o resultado com os demais, ressaltando o que achou mais interessante na bandeira de cada um e o que descobriu sobre si e o grupo.
Dinâmica de Coaching Nº 2 - Dois Círculos
O objetivo desta dinâmica é permitir que os participantes se conheçam, suavizando as resistências e quebrando o gelo inicial existente. Com o auxílio de uma música alegre o condutor deve pedir para que as pessoas se dividam e façam dois círculos, sendo um dentro do outro, ambos com a mesma quantidade de pessoas. Quando a música começar a tocar, cada círculo deve girar para um lado.
Quando a música parar, cada pessoa deve se apresentar a quem que ficou à sua frente. A dinâmica finda assim que todas as pessoas se apresentarem umas as outas. De uma maneira simples, sem a necessidade de utilização de grandes recursos, alcança-se o objetivo primordial de fazer com que pessoas antes estranhas já tenham ao menos referências mínimas umas em relação às outras.
Qualquer que seja a natureza do evento a seguir (um treinamento, premiação etc.) ele já se inicia com a ideia de imersão, permitindo a todos os participantes a impressão de que fazem parte daquele todo. A interação e uma certa abertura para absorver o conteúdo seguinte já estão dados após essa dinâmica. Uma poderosa ferramenta do Coaching que podemos utilizar nesse processo de conhecimento e interação é o Shazan. Essa ferramenta ela é um presente, pois possibilita as pessoas se conhecerem e se interagirem profundamente a partir de algumas poderosas perguntas. São elas:
Continuidade Nº 3 - Investigando seu Shazan
1 – Quais foram os três fatos/dias/momentos MARAVILHOSOS/BONS da sua vida?
2 – Quais foram os três fatos/dias/momentos HORRÍVEIS/RUINS da sua vida? 3 – Se você pudesse voltar ao tempo e escolher um desses seis fatos/dias/momentos, para qual você voltaria?
4 – Há mais alguma coisa que você acredita ser muito importante compartilhar comigo agora?
5 – O que te move? O que te motiva? O que faz você acordar todos os dias?
Dinâmica de Coaching Nº 4 - Estudos fortes
Não há nada melhor para potenciar a motivação dos alunos Nesta dinâmica de coaching grupal serão os outros que destacarão os pontos fortes dos seus colegas. Os colaboradores devem escrever a qualidade que destaca em cada um dos seus colegas. Lemos-as em voz alta e apontamos num flip-chart os pontos fortes atribuídos a cada um. Assim, os alunos descobrirão como são vistos pelos outros e conhecerão capacidades suas de que não tinham consciência até ao momento, propiciando o seu desenvolvimento.
Dinâmica de Coaching Nº 5 - Temores e expectativas
Outra actividade de coaching grupal que nos pode ajudar a conhecer e analisar os temores e esperanças da nossa sala consiste em que cada aluno escreva quais são os seus medos e expectativas. Após escutar todos, escolhemos o temor e a expectativa mais repetida e, em pequenos grupos, trabalhamos sobre como superar o primeiro e como conseguir o segundo. Para concluir, os porta-vozes de cada grupo partilham as suas conclusões.
Dinâmica de Coaching Nº 6 Auto conhecimento
Una dinâmica que nos permitirá conhecer-nos consiste em elaborar uma lista de ditos de diversas culturas. Cada membro da classe escolhe aquele com que mais se identifica e explica porque se sente representado. O resto dos colegas aportarão a sua opinião sobre se estão ou não de acordo com essa ideia de si mesmo.
Dinâmica de Coaching Nº 7 - Liderança
Quem são os líderes da sala de aula e que posição ocupa cada membro do grupo? Podemos conhecer a estrutura interna da nossa equipa de trabalho através do coaching grupal. Para isso, pedimos aos trabalhadores que se coloquem em fila indiana e, após isso, permitimos a cada uno deles que refaça a ordem em função da liderança que considera que cada um aporta ao grupo, incluindo-se a si próprio.
Dinâmica de Coaching Nº 8 - Tarefas inalcançáveis
Esta dinâmica de coaching grupal permite-nos reflectir sobre o nível de exigência que aplicamos aos colegas mas não a nós mesmos e desenvolver a empatia. Colocamos-nos todos em circulo e pedimos aos participantes que escrevam num papel una tarefa, o mais difícil possível, para que seja realizada pelo colega do lado. Um a um, os colaboradores irão desenvolvendo as missões encomendadas. Vista a complexidade implícita e o maior ou menor êxito conseguido, surpreendemos o grupo com uma mudança de sentido e cada colaborador deverá executar a tarefa que ele próprio escreveu, precatando-se da dificuldade que supõe e compreendendo o esforço desenvolvido pelo seu companheiro.
Dinâmica de Coaching Nº 9 - Comunicação
O objectivo deste exercício é deixar patente que um diálogo, onde ambas as partes possam interagir, gera melhores resultados que uma informação unidireccional. Dividimos a equipa em dois grupos e nomearemos, em cada um, o transmissor. O resto serão os pintores. Os porta-vozes têm que descrever uma imagem com a sua voz, enquanto cada um dos pintores trata de reproduzi-la guiado pelos dados que são comunicados pelo transmissor. A diferença radica em que num dos grupos, os desenhadores poderão fazer perguntas ao porta-voz, enquanto que no outro não existirá esse feedback. O habitual é que o grupo com feedback consiga desenhos muito mais parecidos à imagem que o que não podia dialogar.
Dinâmica de Coaching Nº 10 - Apresentações
Se temos um grupo de trabalho recém criado, com novos integrantes, o coaching grupal pode-nos servir para melhorar as relações pessoais e gerar laços entre os alunos. Uma dinâmica simples e eficaz consiste em escolher uma pergunta e que cada colaborador escreva a sua resposta num papel. Damos cinco ou dez minutos para que os participantes passeiem pela sala lendo as diferentes respostas e perguntando mais detalhes se têm curiosidade, e passamos à questão seguinte. Os temas podem ir desde os mais simples (“De onde é?”) até aos mais complexos (“Quais são as suas metas a curto prazo?”).
Para mentorias, sessões de coaching educacional ou eventos.
Entre em contato!
Mentora Erika Fernandes
55.011.98397-8934
mentoraerika@gmail.com