IMPACTA, DUXcoworkers e MyFirstIPO na linha de frente da inovação
Operando dentro de um módulo experimental desde o primeiro semestre de 2019, três organizações pioneiras e de caráter eminentemente inovador celebram, dentro de suas especialidades, Acordo de Cooperação para fomentar o ecossistema de inovação e de novos negócios no Brasil, procurando estabelecer foco, simplicidade, agilidade e obter resultados práticos mensuráveis para os novos empreendimentos no país.
Nasce o IMPACTA OPEN STARTUPS formado pelas organizações:
IMPACTA, líder no segmento de ensino de tecnologias digitais - neste caso através da sua Faculdade, que em 12 anos já operou mais de 1200 projetos de startups - modelo único que acompanha grupos de alunos durante 4 anos para os seus projetos de empreendimentos inovadores, revolucionando o conceito original do TCC;
DUXcoworkers, há dez anos líder no modelo de desenvolvimento de negócios com a aplicação de técnicas de Design, User Experience e Branding, trabalhando em rede com 130 parceiros e atendendo tanto empresas de médio e grande porte como startups e
MyFirstIPO, cujo fundador foi pioneiro ao desbravar o terreno para a implantação do Equity Crowdfunding no Brasil. MyFirstIPO é especialista em modelagem de negócios, construção de empresas e acesso a capital de risco e, em conjunto com DUXcoworkers e IMPACTA ousou criar um consórcio que está entre os finalistas no certame IPT Open Experience, que também agrega o expertise da STOG e da Higiserv. O consórcio foi formado 100% sob a ótica dos desafios da inovação, com o propósito de oferecer ao IPT Open Experience a melhor solução em cada segmento.
IMPACTA Open Startups lança nos próximos dias uma inovação não existente em outras iniciativas de fomento à inovação em qualquer outra parte do mundo. O anúncio será feito dentro dos próximos dias. Baseia-se nos seguintes fundamentos:
Os modelos tradicionais de incubadoras e aceleradoras vêm sendo substituídos, paulatinamente, por modelos menos mecânicos e mais focados em validar ideias, construir times e colocar de pé modelos de negócios com diferenciais significativos.
Modelos de negócios lançam mão de tecnologias em qualquer parte do mundo. Convergir, num mesmo grupo, a partir de alguma afinidade, uma ideia inovadora, talentos complementares, expertise no segmento de mercado escolhido, genialidade em finanças e gestão, capacidade de realização e, ao mesmo tempo, de acessar recursos suficientes para colocar de pé um negócio bem sucedido, equivale à probabilidade de se ganhar na mega sena.
Por isso a importância da iniciativa IMPACTA Open Startups.
O maior desafio de empreendedores não está somente na tecnologia, no modelo de negócios, na escolha do time ou na velocidade do crescimento. O grande desafio do empreendedor é entender os fundamentos e aprender como “construir uma empresa inovadora para o longo prazo”.
O motor da inovação é o conhecimento, a experimentação, o P&D legítimo e o capital de risco. O incentivo para inovação no país sempre foi muito restrito em função dos modelos de desenvolvimento industrial adotados – o de conteúdo nacional – que já comemora mais de 70 anos.
É possível reverter o movimento de empresários brasileiros que fecharam suas fábricas e passaram a importar tudo da Ásia? É pouco provável.
Segundo os melhores especialistas em investimento focado em inovação, nós vivemos uma fase pré-geração de capital de risco oriundo de ciclos de monetização de empresas bem sucedidas. Acrescente-se a isso aspectos culturais, aversão a riscos, baixo nível de formação de talentos e o investimento conta-gotas típico dessa fase. As startups brasileiras levam duas a três vezes mais tempo para se consolidar e recebem duas a três vezes menos capital do que seus congêneres fora do país. Quem é mesmo que causa o temido “Vale da Morte”?
A solução pensada por IMPACTA, DUXcoworkers e MyFirstIPO responde a esses desafios. Com uma enorme vantagem: vai contribuir para o desenvolvimento de empresas de alto impacto tão almejadas por políticas públicas, foco do brilhante trabalho da ENDEAVOR, que opera sob a ótica dos 6 pilares da OCDE para sustentar um ecossistema empreendedor de sucesso.
Adolfo Menezes Melito, economista, Presidente da CrowdInvest e fundador da MyFirstIPO