Implementação da Sistemática Ambiental e Sustentabilidade: Direcionada a Ferramentarias
Com o um crescimento exponencial e apreensões vinculadas a área ambiental e sustentável, é cada vez mais vem alavancar a performance de empresas em mitigar os choques ambientais que seus processos, produtos ou serviços podem processar. Atualmente hoje! existem de acordo com o INMETRO (2017) de 1,641 empresas certificadas na NBR ISO 14001. Em várias empresas automobilísticas onde grande parte possuem certificação ambiental e estão de acordo com as leis ambientais vigentes no Brasil. Levantamento do setor automobilístico revela que 92% de um automóvel é integrado por partes que saíram de moldes ou ferramentais e 95% de uma ferramenta pronta são pesquisa e desenvolvimento. As ferramentarias e empresas de projeto sob encomenda têm como principal característica a gestão familiar, sendo que a forte competição internacional, a inserção de novas tecnologias e a retenção de talentos são os seus principais desafios. (ULBRCH,2013). O ambiente é a própria sociedade que, por sua vez, é constituída de outras empresas e organizações, clientes, fornecedores, concorrentes, agências regulamentadoras. (CHIAVENATO,2011).
Um Sistema de Gerenciamento Ambiental trabalhando em conformidade com a ISO 14001 atualizada em 2015 aumenta ganhos econômicos e sociais a o reduzir os custos e consumo de recursos agregará valor a ferramentaria que conquiste esta Certificação. Primeiramente, foi elaborada uma pesquisa bibliográfica no intuito de se obter o sustentáculo teórico dos imprescindíveis pressupostos vinculados ao enunciado. Nessa continuidade do trabalho, proferiu-se de recursos como artigos técnicos, revistas ambientais, periódicos e livros de domínio do tema. O conceito de sistema é um conjunto ordenado de elementos que se encontram interligados e que interagem entre si. Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA)é uma estrutura desenvolvida para que uma organização possa controlar tais impactos, otimizando, assim, seus processos e deixando de agir apenas em função dos riscos, percebendo as oportunidades (MOREIRA,2002). A ISO 14001 é a norma internacionalmente reconhecida de definição dos requisitos para implantação e operação do SGA. Ela integra os motivos financeiros de uma organização à gestão dos impactos gerados pelas suas atividades e oferece metodologia para tal. (TIBOR; FELDMAN, 2001). De acordo Barbieri (2006), a solução de problemas ambientais, ou a sua minimização, exige uma nova atitude dos empresários e administradores, que devem passar a considerar o meio ambiente em suas decisões e adotar concepções administrativas e tecnológicas que contribuam para ampliar a capacidade de suporte do planeta. Faucheuxm Gowdy e Nicolai (1998) apresentam que o desenvolvimento sustentável é uma reconciliação entre a livre economia de mercado e os benefícios advindos dela com a proteção ao meio ambiente. Este estudo e caracteriza-se como sendo descritivo e qualitativo. Na pesquisa descritiva o pesquisador deve se coletar uma série de informações sobre o objeto de estudo como objetivo principal a informar sobre objetivo a descrição das características de uma população, fenômeno ou de uma experiência. (GIL, 2008). Na visão de Freire-Maia (1998), a ciência que já foi produzida e testada, denominada como ciência-disciplina, está disponível nos livros. A pesquisa qualitativa responde a questões muito particulares. Ela se ocupa, mas Ciências Sociais, com um nível de realidade que não pode ou não deveria ser quantificado. (MINAYO.2009). Após a análise de pesquisas bibliográficas evidencia-se aplicabilidade e aderência de um Sistema de Gestão Ambiental a uma ferramentaria trazendo padronizações em seus processos de acordo com a norma ISO 14001. O Fator de sustentabilidade também foi levado em conta pelo impacto que a ferramentaria pode gerar na sua imagem socioeconômica, meio ambiente, financeiramente e visual perante a sociedade.
Repetto e Austin (2001) destacam que, atualmente, o desempenho financeiro dos negócios é significada mente afetado pelos custos e oportunidades apresentados por problemas ambientais. Frisa-se que só é capaz de praticar SGA junto com a ISO 14001 aquela ferramentaria que investe em ações em meio ambiente e possui uma boa gestão sustentável, estando ligadas as três dimensões, quais sejam no âmbito social, ambiental, econômico tendo total aderência a ferramentarias e empresas que trabalham sob encomenda com impacto muito positivo perante clientes, sociedade, fornecedores, colaboradores e seus concorrentes servindo de modelo para outras organizações.