A Importância da análise triaxial de solos para a Engenharia Civil
O solo pode ser utilizado como material de construção civil formado por processos geológicos e se apresenta sob diversas formas na natureza. Do ponto de vista da Engenharia Civil, aplica-se o termo solo a materiais da crosta terrestre que servem de suporte à construção. Tais materiais reagem sob as fundações e sofrem deformações, influenciando as obras, devido suas propriedades e seu comportamento. Dessa forma, surge a importância da análise triaxial.
O ensaio de compressão triaxial convencional consiste na aplicação de um estado hidrostático de tensões e de um carregamento axial sobre um corpo de prova cilíndrico sendo também considerado um dos ensaios mais comuns e mais versáteis para a determinação das propriedades de tensão-deformação e resistência dos solos em laboratório. O ensaio não permite o controle independente das tensões nos 3 eixos (triaxial verdadeiro) e estas são aplicadas numa condição assimétrica.
Seguindo os parâmetros e regulamentações da ASTM D4767, realiza-se laboratorialmente a aplicações de tensões de confinamento com a aplicação de cargas axiais, extraindo à partir daí parâmetros característicos os quais possibilitam chegar no gráfico de Mohr, como pode ser observado na imagem em anexo.
A realização do ensaio triaxial, traz a determinação do ângulo de atrito e a coesão do solo, sendo estes obtidos por meio de reproduções laboratoriais prevendo as condições que a estrutura de solo estará sujeita nas obras, portanto, com esta análise, possibilita um total conhecimento do solo, dando uma maior segurança para erguer as edificações.