A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO ISO 9001:2015
EM ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA
Imagem retirada do site Isotec Consultoria Empresarial

A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO ISO 9001:2015 EM ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA

Engana-se quem acha que a certificação ISO é para empresas de médio ou grande porte. A ISO 9001 pode ser aplicada em qualquer empreendimento, especialmente em escritório de advocacia. Certificação ISO 9001:2015 é um modelo de gestão de qualidade para organizações em geral, qualquer seja seu tipo, porte ou dimensão com o objetivo de estabelecer normas técnicas de auditoria para melhorias na organização. 

A implementação de um sistema de gestão de qualidade, de acordo com os quesitos ISO 9001, envolve bastante trabalho, dessa forma os sócios precisam estar comprometidos, assim como os líderes e advogados seniores, levando em conta que é um alto investimento, sendo necessária a conscientização e disposição de cada profissional. 

Quem e como pode ser feita a implementação dos padrões ISO 9001? As etapas de implementação podem ser feitas pelos próprios advogados do escritório ou por uma consultoria externa, a critério dos sócios. Para o credenciamento, é necessário buscar um orgão credenciador devidamente autorizado, sendo o ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) um dos principais. O credenciamento consiste no reconhecimento formal de que o escritório opera seguindo os padrões da ISO 9001:2015. Ressalta-se que, a certificação não é obrigatória, contudo, influi em diversas vantagens ao escritório.

Mas não é só isso! Para que todo os passos sejam implementados, é essencial contar com a ajuda de um software jurídico. Ele será útil para apresentar uma visão ampla e sistêmica do escritório, melhorar os processos existentes e facilitar aos padrões de qualidade descritos na norma ABNT ISO 9001:2015, como por exemplo, relacionamento com o cliente, gestão de processos, planejamento estratégico, relatórios etc.

Dessa forma, podemos chegar a conclusão de que o padrão ISO 9001 no escritório de advocacia oferece diversas vantagens como: aumento da eficiência operacional, melhoria contínua, alinhamento de equipe, identificação de riscos e a diferenciação frente à concorrência, tendo em vista que proporciona maior confiança ao gerenciamento e aos clientes com uma boa imagem junto às partes interessadas.

Max Abage

Administrador de Empresas

8 m

Parabéns pelo artigo!!!

Giovanna Soares

Coordenadora de Controladoria Jurídica na Hasson & Advogados

1 a

Muito interessante!

Graziela Coneglian

Advogada | Gestão de Projetos | Controladoria | Empreendedorismo

1 a

Karen Lidia Godinho exatamente isso! 🤩

Karen Lidia Godinho

Advogada │ Legal Ops │ Eficiência Jurídica │Gestão Jurídica │ Legal Analytics │ Métricas e Indicadores │ Inovação Jurídica

1 a

Muito interessante, Graziela Coneglian! Quando a gestão ganha a devida importância, certificações e ferramentas "estranhas" ao mercado jurídico passam a fazer total sentido.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos