A IMPORTÂNCIA DA CONVERSA SOBRE SEXUALIDADE

A IMPORTÂNCIA DA CONVERSA SOBRE SEXUALIDADE

"A sexualidade é a expressão do desejo, da escolha, do amor e da comunicação com o mundo e com o outro. Ela está presente na personalidade humana desde o momento do nascimento até a morte. A escola e a família cumprem importantes papéis na educação em sexualidade de crianças e adolescentes. Se pensarmos que toda a criança quer diálogo, amor e carinho, qualquer pessoa que disponha desses requisitos está apta a atendê-la em suas questões sobre a sexualidade.

Por outro lado, não há dúvidas de que, na educação para o amor e para a sexualidade, o papel da família é primordial. A maioria das instituições, erroneamente pensa que é possível e desejável controlar a sexualidade de adolescentes. Nossa visão é de que é necessário compreender os adolescentes e sua sexualidade. A tentativa de controle, inadequada e infrutífera, impede a compreensão. Quem controla não compreende e quem compreende não precisa controlar. Só há compreensão com humildade, condição fundamental para aprendizagem, e muita conversa. Como um facilitador para o diálogo entre adultos e adolescentes, sugerimos o exercício da empatia – que cada um tem que se colocar no lugar do adolescente para refletir: “Se eu fosse ele, como reagiria? ” Além disso, o diálogo entre adultos e adolescentes não pode substituir o contato caloroso: observação, presença efetiva, o abraçar, o beijar, etc.

Em sexualidade é importante saber que não existem respostas únicas ou verdades absolutas. A conversa deve fluir e as respostas devem ser claras, simples, seguras e honestas, no sentido de despertar também reflexão.

Não existe uma “receita” de como proceder. Como em tudo, uma dose equilibrada de autoridade, afetividade e bom senso na imposição de limites são ingredientes indispensáveis no processo educativo. Entre adultos não há como deixar de ressaltar a importância e o poder da comunicação entre os pares. A conversa pode não ser tudo, mas é muito quando de um projeto de sexualidade saudável."

Dra. Ana Virginia Gama

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos