A importância da correta e completa descrição da mercadoria para a perfeita classificação fiscal e o despacho aduaneiro.

A importância da correta e completa descrição da mercadoria para a perfeita classificação fiscal e o despacho aduaneiro.

Quantas vezes, numa relação de prestação de serviços, já escutamos a frase: “Ah! Você pode traduzir e fazer a descrição da mercadoria para mim? Eu não sei o que é. Ou meu despachante sempre fez a descrição.”

Parece até mentira, mas muitas vezes questionamos ao importador alguns dados básicos da mercadoria e o mesmo não sabe informar o que acabou de adquirir. A verdade é que hoje grande parte dos processos são parametrizados em canal verde e com isso os envolvidos acabam não dando a devida importância à descrição da mercadoria.

O objetivo deste artigo é sinalizar para todos (envolvidos em um processo de importação) a importância deste tema tão relevante e passar instruções importantes. A leitura pode parecer longa, mas se você trabalha com importação não deixe de ler. Hoje a maiorias das multas aplicadas pela RFB é oriunda deste tema.

Com anos de experiência na profissão, podemos afirmar que a descrição correta e completa da mercadoria bem como sua adequada classificação fiscal são pontos importantes para o sucesso na operação.

Toda vez que descrevemos uma mercadoria erradamente ou com ausência de informações ficamos sujeitos à multa de 1% sobre o valor aduaneiro da mercadoria com mínimo de R$ 500,00 e o máximo de 10 % do valor total da DI (Declaração de Importação); além de contribuirmos para o enquadramento incorreto da classificação fiscal, esta também é passível de suas penalidades.

 Hoje vamos nos manter no ponto da descrição, em breve vamos postar outro artigo para comentar este tão importante assunto.

O que é a correta e perfeita descrição da mercadoria?

Em uma Declaração de Importação, a descrição completa da mercadoria é aquela que descreve todos os elementos necessários para evidenciar a sua classificação fiscal bem como informar todas as suas características, contendo por exemplo: espécie, marca, nome comercial ou científico, modelo e número de série.

Chamamos também a atenção para mercadorias que precisam de informação de NVE (Nomenclatura de Valor Aduaneiro e Estatística), estes atributos deverão ser informados na descrição da mercadoria e assim esta descrição será considerada completa.

 E, agora, como será a descrição da mercadoria na sua próxima importação?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Eu sou Marcelo Carnavale, despachante aduaneiro e sócio-diretor da Airways International – Comércio Exterior.




Eduardo Menezes

Sócio no Menezes e Menezes Advogados Associados

1 a

👏👏

Fernanda Almeida

Analista de Comércio Exterior | Foreign Trade Analyst | Importação & Exportação | Import & Export | Desembaraço Aduaneiro | Customs Clearance

4 a

Isso quando não enviam a tradução do Google. Já fui muito questionada porque precisava de tantas informações para descrever um item.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marcelo Carnavale

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos