A importância da diversidade nas empresas

A importância da diversidade nas empresas

Se a sua empresa não acredita ou não mantém políticas de Diversidade e Inclusão, conhecidas pela sigla D&I, ela está fadada a ser menos produtiva, menos criativa na solução de problemas e até mesmo, ser mal vista pela clientela. 

Antes dos dados, vamos ao conceito central: políticas de D&I visam estimular a contratação e o desenvolvimento profissional de pessoas com características distintas entre si, do gênero ao local de nascimento, passando pela cor da pele, instituições de ensino onde foram formados e regiões de residência. A premissa é que influências, visões de mundo e corpos diferentes incentivam a criatividade, a busca conjunta de soluções e a troca de experiências.

A conclusão de que diversidade vai além da ética e tornou-se nas últimas décadas um fator estratégico essencial para o sucesso organizacional vem de diversos estudos de consultoria internacionais, como a McKinsey. De acordo com a gigante do setor, equipes diversas contribuem para resultados financeiros superiores e uma cultura organizacional mais robusta. 

Levantamentos comprovam maior eficiência

A consultoria chegou a uma equação interessante: as organizações que estão no topo das políticas de D&I, ou seja, as 25% mais diversas em termos de gênero, têm 21% mais chances de obter uma performance financeira acima da média. Da mesma forma, aquelas que são etnicamente diversas têm 33% mais chances de superar suas concorrentes.

Outro relatório, o "Why Diversity Matters", de 2020, indica que, deste um quarto de empresas e organizações mais diversas, o retorno sobre o patrimônio líquido é 47% superior em comparação com as 25% menos diversas.

Diversidade como motor da inovação

Outra consultoria organizacional, a Boston Consulting Group (BCG), afirma que quanto mais diversa é a empresa, maior é o seu potencial de inovação. Um levantamento realizado nos Estados Unidos mostrou que empresas com equipes de liderança diversificadas geram 19% mais receita oriunda da inovação. Isso se deve ao fato de que diferentes perspectivas estimulam a criatividade e a resolução de problemas, resultando em produtos e serviços mais inovadores.

Além de benefícios financeiros, a diversidade tem um impacto positivo na retenção de talentos. De acordo com a pesquisa da Deloitte, 83% dos millennials afirmam que a inclusão é um fator importante ao escolher um empregador. Organizações que promovem um ambiente inclusivo têm menor rotatividade e maior satisfação entre os colaboradores.

Portanto, a dica é: enxergue a sua empresa como um ecossistema completo, onde cada aspecto está relacionado ao resultado final. E para que toda a engrenagem rode sem contratempos, é preciso mais do que um bom produto ou serviço, mas também um ambiente acolhedor e propício para que a sua equipe se desenvolva. E para tirar seus projetos do papel, conte sempre com a Desenvolve SP, a agência do empreendedor paulista. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos