Importância da Filosofia na Educação
Passamos séculos tendo a Filosofia como a fonte primária da Educação. Essa ideia foi mudando e se transformando ao longo da História. Hoje, podemos considerar que ela influencia a educação de várias maneiras.
Essa influência pode ser notada em nossas Políticas Públicas onde os modelos de leituras filosóficas deveriam ser pensadas pela sua categorização, pela relação entre teoria e prática, pela relação da integralidade do Sujeito e não pelo clamor do populismo eleitoreiro que nos cerca.
A pesquisa e o debate formulam uma nova escola. A Filosofia é uma prática fundamental, mesmo que não mais primária, e deve ser exercitada. Devemos valorizar mais a dúvida do que o resultado, quando o processo de dúvida é desenvolvido o resultado torna-se uma mera consequência. Devemos buscar a pesquisa sempre baseando-se em fundamentações.
O questionamento, a análise e a reflexão são a busca da Filosofia da Educação. O incentivo a investigação crítica e profunda sobre o sistema educacional, suas práticas, valores e metas. Dessa maneira desenvolvemos o pensamento crítico e reflexivo dos educadores e dos estudantes.
A Filosofia é um campo em construção, nada cristalizado. Sendo essa uma das suas características mais fascinante e enriquecedora. Ela não é uma disciplina estática, e sim uma jornada intelectual em busca de respostas, compreensões e novos questionamentos.
Produção de texto sugerida por UNESA – Fundamentos Filosóficos da Educação.