A importância da gestão organizacional com as pessoas
Nos tempos atuais as organizações têm buscado novas formas de desenvolvimento de resultados que não sejam focadas apenas em números de produtividade e lucratividade, mas também em como maximizar esses números e os meios ao alcance aliados ao desenvolvimento sustentável do recurso humano dentro da organização, impulsionando o desenvolvimento da empresa.
Segundo Crisóstomo (2008) “empresas não têm sucesso, pessoas sim, são as pessoas e suas relações que fazem as empresas serem bem-sucedidas ou quebrar”. Com isso é notória a necessidade do uso de ferramentas e práticas de gestão de pessoas para que os recursos humanos possam ser empregados com o máximo de suas potencialidades a fim de produzir melhores resultados e atender as demandas.
A gestão de pessoas nas organizações pode ser colocada em prática de muitas formas e estas, devem estar em consonância com as estratégias organizacionais, para o alcance dos resultados projetados. Ao longo dos anos, com o entendimento da importância da valorização do colaborador, tornou-se necessária a implementação de práticas organizacionais que colaborem para o bem-estar pessoal e sua gestão, desenvolvendo assim o conceito de gestão de pessoas. Segundo Chiavenato (2008, p 8), a “Gestão de Pessoas é extremamente contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como da cultura, da estrutura organizacional, do contexto ambiental, do negócio, da tecnologia, dos processos internos, do estilo de gestão utilizado e de outras variáveis importantes”.
As pessoas constituem um dos componentes mais importantes de uma organização, e suas competências são elementos estratégicos e fundamentais para melhoria do desempenho, e da competitividade das mesmas. As pessoas buscam em uma organização o sentimento de pertencimento, pois querem desenvolver suas atividades de maneira que traga geração de resultados para a perpetuação do negócio, mas com a espera do olhar de reciprocidade por parte da gestão no que tange desenvolvimento e valorização. Segundo Paschoal (2006, p.4) “As pessoas, em todos os níveis, constituem o verdadeiro capital das empresas”
Portanto, os colaboradores são um recurso produtivo das organizações, que detém conhecimento, competências e habilidades, e a gestão de pessoas por meio de lideranças capacitadas e orientadas colaboraram e potencializam esses recursos através de práticas que direcionam o comportamento humano para o seu melhor desempenho, o que influencia diretamente no sucesso e competitividade das organizações.
Recomendados pelo LinkedIn
CRISÓSTOMO, I. A importância das pessoas nas organizações. ADM Carreira, 2008.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. Rio de Janeiro-RJ: Elsevier Editora Ltda, 2008.
PASCHOAL, L. Gestão de pessoas: nas micros, pequenas e médias empresas para empresários e dirigentes. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.