A importância da inteligência emocional na formação de um líder
Você líder já ouviu falar que a inteligência emocional é fundamental para o sucesso? ou já vivenciou alguma situação no seu ambiente de trabalho que lhe exigiu esta habilidade? O quanto suas emoções direcionam suas decisões profissionais?
Segundo Daniel Goleman, escritor, PHD e autor de várias obras sobre o tema, a inteligência emocional é “capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.” (Goleman, 1998).
Em seu estudo Goleman relata 5 habilidades essenciais para IE: Autoconsciência: Líderes inteligentes emocionalmente precisam saber reconhecer suas emoções e a do outro. Auto regulação: líderes precisam ter controle de suas emoções e agir no momento certo. Motivação: líderes auto motivados trabalham conscientemente em direção do seu objetivo. Empatia: Para os líderes, ter empatia é fundamental para gerenciar uma equipe ou organização de sucesso, é ter a capacidade de se colocar no lugar do outro. Habilidades sociais: Líderes com essa habilidade, são excelentes comunicadores, focam em relacionamento e são excelentes em implantar mudanças e gerenciar conflitos.
A IE é uma característica importante para qualquer pessoa em qualquer nível de uma organização, mas é particularmente essencial para aqueles que ocupam cargos de liderança. A inteligência emocional de um líder pode ter ampla influência sobre seus relacionamentos, como eles gerenciam suas equipes e como eles interagem com os indivíduos no local de trabalho.
Vamos pensar um pouco: primeiro imagine você trabalhando com um chefe sem controle emocional, que grita com as pessoas quando surge um problema. Agora imagine um chefe que em meio a uma crise ou conflito, ele ajuda a equipe a manter o foco na solução com atitude calma e direciona as ações. Qual deles terá mais resultados com a equipe?
Um líder emocionalmente inteligente adota ambiente seguro e gera credibilidade com sua equipe. Os colaboradores se sentem à vontade para contribuir, sugerir ideias e expressar opiniões. E esse comportamento se perpetua na empresa atingindo sua cultura e clima organizacional.
Um gestor com IE desenvolvida inspira a equipe, gera motivação e alcance de níveis exemplares de engajamento e produtividade. Ele usa as emoções para o bem estar da empresa, consegue introduzir mudanças de maneira assertiva e estratégica, pois tem clareza de como sua equipe irá reagir a cada uma delas.
A inteligência emocional é imprescindível para que um líder consiga ter sucesso em exercer plenamente sua liderança, quer seja no mundo corporativo, em grupos sociais, na escola ou em casa. A liderança está presente em diferentes ambientes e papéis que todos nós vivenciamos.
E ai líder, o quanto suas emoções ainda administram seu sucesso?
Eliane Couto Oliveira - Analista Comportamental e Coach