A importância da letra E na sua vida!

A importância da letra E na sua vida!

Chegamos ao final do segundo mês de 2016, e todos os anos o primeiro trimestre é sempre movido pela esperança do ano novo, das promessas que fazemos a nós mesmos, de mudanças, conquistas, metas e objetivos e tudo mais que possa nos motivar a acreditar no ano que se inicia. Neste ano de 2016, está sendo um pouco diferente, as pessoas estão temendo a crise e a atual situação da política brasileira.

O medo é principalmente em relação ao dinheiro; a possibilidade de faltar dinheiro.

Quando estou ministrando aulas nos cursos de pós-graduação, gosto sempre de promover uma dinâmica e pergunto com qual letra começa a palavra que poderá ser a mais importante para sua vida nos próximos anos, e sempre obtenho como resposta: o “A” de amor, o “D” de dinheiro, o “S” de sucesso, o “V” de viagem, o “C” de casamento, de casa, carro, cachorro, etc.

Então, como uma brincadeira mostro a importância da letra “E” em suas vidas, em 4 palavras:

A primeiraEstabilidade”, estabilidade emocional, sentimental, financeira, física, profissional e tudo mais que possa ter equilíbrio, ser firme, sólido e inabalável. Podemos até por um segundo imaginar que a palavra “estabilidade” pode se tornar sinônimo de paz.

Mas de forma impulsiva, os alunos me corrigem afirmando que para ter a estabilidade, é preciso ter o dinheiro, o sucesso, etc. E assim, sinto que meu objetivo de provoca-los foi perfeito, pois desta forma posso explicar as três próximas palavras, para a reflexão mais importante em tempos de crise:

Empregabilidade = sua capacidade de se manter atraente ao mercado de trabalho, através das suas experiências, conhecimentos, habilidades, comportamentos; sua busca contínua em aprendizado buscando desenvolver novas competências, seus relacionamentos e contatos profissionais (network) e principalmente seu autoconhecimento, sua capacidade de lidar com emoções, ambientes adversos e conflitos e para com tudo isso ter equilíbrio e manter sua capacidade de raciocínio e razão.

Mas nem sempre em tempos de crise, conseguimos manter nossos empregos, por razões que fogem ao nosso controle, tais como: redução de custos, perda de clientes, recessão do setor que a empresa participa, e outros fatores econômicos globais. Desta forma, as próximas duas palavras devem receber atenção especial, afinal precisamos de dinheiro para nossa sobrevivência e também para os nossos sonhos.

Empreendedorismo = empreender significa acreditar que você pode ser responsável em ter um negócio, uma corporação, uma companhia, que dependa da sua criatividade, força de vontade, capacidade de atrair pessoas e executar o que você sabe fazer de melhor em sua vida profissional. Eu particularmente incentivo todos a ter um “plano B”, uma forma de ganhar dinheiro, quando talvez o emprego não motivar mais você, quando a empresa não mais acreditar na sua força de trabalho, e principalmente para você não ser surpreendido pelo desemprego. Minha sugestão é acreditar nas empresas que praticam o marketing multinivel, que muitas vezes com um investimento inicial de apenas cem reais em produtos de qualidade que você pode comprar vender, distribuir; e se isso ajudar as pessoas e torna-las mais bonitas, alegres e felizes, a recompensa financeira acontecerá automaticamente.

Educação Financeira = a educação financeira compreende a sua capacidade de administrar recursos através de um bom planejamento, e este deve ser contínuo e permanente. É necessário romper a premissa do “não gastar mais do que se ganha”, e ir além, refletir de quantos anos você vai viver e quanto dinheiro por mês você irá precisar para ter uma vida com dignidade, e então responder para si mesmo o que você tem feito para isso. Pensar em educação financeira é tomar decisões seguras para não afetar minha renda ou meu patrimônio e me deixar longe do endividamento; e principalmente: pensar em como o dinheiro e o tempo podem trabalhar a meu favor.

Assim, nestes tempos de crise, é necessário darmos o primeiro passo para conquistar a Estabilidade, e a forma mais fácil é através da Empregabilidade, do Empreendedorismo e da Educação financeira.

Marco Antonio Cordeiro, Mestre em Educação Matemática Financeira, Educador Financeiro, Economista (PUC-SP), professor de Pós-Graduação e Palestrante. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos