A importância da liderança no gerenciamento de projetos

A importância da liderança no gerenciamento de projetos

Há alguns dias eu gravei um vídeo falando sobre a importância de se ter um planejamento claro e objetivo, alinhado as metas do projeto e também as metas das organizações envolvidas. Ao analisar e refletir sobre alguns comentários resolvi falar sobre outros pontos também importantes no mindset de um gerente de projetos. 

De fato ter um plano é o primeiro passo para se alcançar um projeto de sucesso, porém mesmo com um bom plano os riscos de insucesso são significativos quando o projeto não é bem conduzido, quando a equipe não possui um líder que mantenha o engajamento do time, que oriente os rumos do projeto, que compartilhe os objetivos e metas de cada etapa, que coordene os esforços individuais, conhecendo e respeitando as características técnicas e comportamentais de cada membro sua equipe.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

No dia a dia de um projeto, além de pensar em recursos, aspectos técnicos, custos,  prazos, riscos, etc... o gerente de projetos deve refletir sobre relacionamentos. Uma equipe dispersa, sem engajamento e motivação, pode deixar de cumprir os propósitos do projeto e também do negócio. Ou seja o gerente precisa conhecer o grupo, influenciá-lo de forma positiva e fazer com que os membros ajam favoravelmente à iniciativa.

O gerente de projetos tem a função de liderar a equipe e de fazer com que todos entendam e cumpram os requisitos da iniciativa. Logo, o líder deve treinar os subordinados, para que eles consigam executar as tarefas com a devida qualidade. 

Se o colaborador não compreende o próprio papel no projeto, pode agir em discordância com os propósitos da empresa. Na implementação de qualquer projeto, o comprometimento dos envolvidos é essencial para a conquista dos resultados esperados pela organização.

Como você pode perceber, a liderança na gestão de projetos deve ser exercida com afinco, para que não haja desvios no foco dos trabalhos. 

Você pode até gostar de números, dashboards, status reports e outros controles, mas ser bom com gente é um dos principais fatores de sucesso em qualquer empreendimento. 

Pense nisso! O líder flexível busca moldar a própria atuação às necessidades do grupo e de cada projeto em particular. O exercício da liderança na gestão de projetos está ligado ao desempenho da equipe. Se o líder está presente, tem a confiança dos subordinados e sabe transmitir ideias com clareza, aumenta as chances de sucesso.

Eliane de Oliveira Graça

Head TI | Gerente de Projetos SAP | Escritora | PSM | SFC | LACP | Scrum Master | Kanban | Lean Six Sigma | Management 3.0 | Design Thinking | OKR

4 a

Guilherme Goulart, PMP, MBA, ITIL, COBIT perfeita a sua colocação. Precisamos valorizar as pessoas... ser GP vai muito além de números, risco, status... Empoderamento do time é essencial, além disso, saber ouvir, orientar, estar junto em todos os momentos do projeto. Aprendi muito com você!!! Abraços

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Guilherme Goulart, PMP, MBA, ITIL, COBIT

  • 10 tarefas que definem o papel do GP

    10 tarefas que definem o papel do GP

    7 comentários
  • O projeto foi um sucesso?

    O projeto foi um sucesso?

    Então você concluiu seu projeto e com certeza é hora de comemorar. Mas e ai? Seu projeto foi mesmo um sucesso ou foi um…

    5 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos