A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA REVERSA NO ÂMBITO SOCIAL, AMBIENTAL E ECONÔMICO.

A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA REVERSA NO ÂMBITO SOCIAL, AMBIENTAL E ECONÔMICO.

A crescente importância da preservação ambiental e da incessante busca por vantagens competitivas pelas empresas mostra a evidente relevância da avaliação da logística reversa. Medidas de gerenciamento dos resíduos sólidos produzidos por empresas de qualquer tipologia ou porte é fundamental para a minimização e/ou eliminação dos impactos gerados sobre o meio ambiente. Nesse sentido, a Logística Reversa, que permite o retorno do material ao produtor após seu fim de vida, se mostra como uma atividade eficaz para a gestão de resíduos.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico realizada pelo IBGE no ano de 2000 hoje a cada 1000 (mil) habitantes 1 (um) é catador; coleta- se no Brasil diariamente 125,281 mil toneladas dos resíduos domiciliares. Os chamados “catadores” contribuem para a limpeza das cidades, bairros, como os catadores recolhem os materiais recicláveis, o governo não gasta com o transporte de caminhões que levariam os mesmos para aterros e nem a construção de novos aterros. Através da coleta seletiva usa-se a logística reversa como um dos meios de coleta dos resíduos sólidos. A coleta seletiva trás para a sociedade mais empregos, menos gastos com os produtos que já foram reciclados e menos lixões e aterros sanitários, pois os dejetos que iriam ser despejados nos mesmos estão sendo reutilizados para fazer novos produtos. Para que a coleta seletiva possa acontecer, o material que irá ser recolhido deve ser sempre separado e acondicionado. A partir do processo de reciclagem abram-se as portas para novos empregos, para aqueles que através do roubo da marginalização, descobrem na reciclagem uma vida nova, tanto para eles como para os materiais. Inicia- se as cooperativas de reciclagem, oportunidades para todo e qualquer cidadão, projetos de mobilização comunitária, exercícios de cidadania para a busca de soluções para a questão do lixo.

Muitos produtos se tornam obsoletos, danificados, ou não funcionam e de algum modo devem retornar ao seu ponto de origem, à empresa que o fabricou para serem descartados de forma adequada, seja para reparos ou para serem reaproveitados na produção. Do ponto de vista financeiro, fica evidente que além dos custos de compra de matéria prima, produção, armazenagem e estocagem, o ciclo de vida inclui também outros custos que estão relacionados a todo o gerenciamento do seu fluxo reverso. Do ponto de vista ambiental, esta é uma forma de avaliar qual o impacto que um produto trás ao meio ambiente durante toda sua vida. Esta abordagem sistêmica é fundamental para planejar a utilização dos recursos logísticos de forma a contemplar todas as etapas do ciclo de resíduos sólidos. O produto pode ser reaproveitado, evitando geração de resíduos sólidos e disponibilizando matéria prima no estágio secundário para o setor produtivo, o que necessita de investimentos na reversão do ciclo, nem sempre lucrativos individualmente, mas extremamente rentável ao meio ambiente. O ciclo se resume em cinco processos:

 Consumidor: ao adquirir um novo equipamento, o consumidor se desfaz do antigo que pode retornar ao processo produtivo na forma de matéria prima para fabricação de outros produtos.

 Loja: o comércio varejista, assim como os fabricantes deve assumir o compromisso de facilitar o retorno dos produtos ao processo produtivo, evitando destinos finais inadequados.

 Indústria: o setor produtivo deve investir na reversão do processo, mas lucre, muitas vezes, na obtenção de matéria prima de menor custo, ao mesmo tempo monetário e ambiental.

 Reversão: após sua utilização o produto, ou material do qual é constituído retorna ao início do processo para remanufatura, ou seja, transformação em um produto novo.

 Descarte: o descarte deve ser feito com responsabilidade em último caso, não havendo possibilidade alguma do produto coletado retornar ao processo produtivo, com isso a empresa se encarrega de dar a destinação correta sem “agredir” a sociedade e o meio ambiente.

Por Renan Jardim

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos