Importância da periodicidade na calibração dos instrumentos de medição
Umas das partes mais importantes na garantia da qualidade dos produtos de uma organização é a gestão dos instrumentos de medição. Eles estão ligados diretamente nos resultados da empresa.
A manutenção da condição regular desses equipamentos é primordial para eles exercerem esse papel, assegurando a qualidade necessária para os produtos, além de atendimento às expectativas do cliente, trazendo maior produtividade e lucratividade para a empresa.
Para manutenção das condições do instrumento, primeiro precisamos saber qual a situação atual dele. Essa foto do estado atual do instrumento conseguimos por meio de uma das etapas do processo de medição, a calibração. A calibração é o procedimento realizado quando desejamos conhecer o erro de medição, e os seus benefícios são vários:
- Reduzir riscos de falsa rejeição ou de falsa aceitação de um produto.
- Identifica se aquele instrumento precisa de manutenção ou substituição.
- Previne possíveis danos ao equipamento.
- Facilita a validação dos critérios de aceitação.
- Garante que o processo e o produto final terão a qualidade esperada.
Com a utilização rotineira dos instrumentos de medição, o seu desgaste é inevitável, e com ele também a qualidade dos resultados tende a não ser mais o mesmo e aumentar. Como é fundamental conhecermos o erro de medição e é por meio da calibração que o conhecemos, precisamos realizar a calibração em intervalos regulares. Para definir a periodicidade de calibração de instrumentos de medição é preciso levar em consideração alguns fatores, como:
- Recomendação do fabricante.
- O histórico do instrumento de medição.
- Habilidade e treinamento do usuário.
- Precisão de medição requerida.
- Condições de uso.
- Quantidade de usuários.
- Frequência de utilização do instrumento.
- Erros máximos aceitáveis.
- Normas e regulamentos técnicos.
- A tendência das informações e dos dados obtidos em calibrações anteriores;
- As condições ambientais onde o equipamento está sendo usado.
- Entre outras.
Podemos concluir que instrumentos de medição calibrados são essenciais para a organização, visto que estão ligados diretamente à entrega ao cliente, produtividade e lucratividade. Mas não basta apenas calibrar, é preciso analisar criticamente se os intervalos definidos estão ajustados corretamente, se entre esses intervalos temos aplicadas verificações (tema para outro artigo), pois esse conjunto vai garantir resultados válidos e confiáveis para tomada de decisões mais assertivas.
Concorda? Compartilha comigo sua opinião...
FSSC 22000 I Garantia da Qualidade | Segurança dos Alimentos | Auditor Interno I Processos | Produção l Projetos l Logística l Melhoria Contínua l Auditorias I Controladoria.
5 aConcordo sim. Para atender e cumprir alguns cuidado basta uma excelente gestão,devido algumas falha no processo e a metrologia não é vista como se deve.