Importância da Precisão em Peças Mecânicas.
Eixo escalonado e dentado. Modelado pelo Técnico Henrique Sanches Rosa.

Importância da Precisão em Peças Mecânicas.

Ao se analisar um conjunto mecânico qualquer torna-se fácil entender a necessidade da precisão de suas peças, pois, por mais grosseiro que seja a precisão das peças desse conjunto, elas possuem certos limites de funcionamento, no qual, ao se extrapolar determinados limites, o conjunto terá seu funcionamento comprometido, ou, no mínimo, terá sua qualidade reduzida drasticamente, apresentando folgas, batimentos indesejados e vibrações por todo o conjunto. Assim sendo, um operador inexperiente, que não conheça o conjunto final que uma peça terá, poderá não se preocupar o suficiente com a sua precisão, ocasionando eventuais falhas de montagem, quando não, falhas de funcionamento do equipamento.

Para solucionar tal problema e prevenir eventuais erros torna-se necessário uma conscientização quanto ao uso da precisão nas peças mecânicas, mostrando sua importância a todo novo estudante, e mostrando aos mais antigos do setor, que geralmente conhecem uma mecânica mais bruta e não tão precisa, que a precisão está para mecânica, assim como a tecnologia está para a sociedade, fundamental e melhorando cada dia mais.

Algo que se torna cada vez mais necessário nas indústrias de metal-mecânica chama-se MODULARIDADE, que deve haver nas peças dos conjuntos, ou seja, se um cliente comprar dois equipamentos iguais, porém de lotes diferentes, as peças iguais devem poder ser trocadas integralmente, sem que haja uma peça que não ocorra a montagem.

A análise da precisão de uma peça deve se iniciar no setor de engenharia, onde será realizada uma análise de montagem do conjunto, analisando suas interferências, montagens e necessidades de folgas e encaixes. Ao operador de máquina cabe seguir as tolerâncias indicadas pelos projetistas, não cabendo ao operador realizar ajustes e mudanças de medidas ou tolerâncias sem a devida autorização do setor responsável. Após a usinagem as peças devem passar por um setor de controle dimensional e qualidade, onde serão verificadas as medidas essenciais para se realizar a montagem da peça em seu conjunto. Este momento de verificação, não deve servir para se encontrar o operador que mais "mata peças", como é comumente dito, e sim para que se impeça que uma peça defeituosa seja enviada ao cliente, comprometendo assim a confiabilidade na empresa. Todavia, se for verificado que muitas peças estão sendo produzidas fora de suas tolerâncias, deve-se analisar se o operador necessita de algum treinamento que o capacitará a realizar o serviço melhor, ou se a máquina necessita de alguma vistoria, pois folgas e desgastes podem estar ocasionando os eventuais defeitos. Por vezes, uma análise mais profunda pode ser necessária: A máquina está com a ferramenta adequada? Seus parâmetros estão adequados ao material usinado? Sem contar fatores externos de controle de temperatura, umidade, pressão hidráulica e pneumática do equipamento entre outros.

Enfim, em uma análise superficial pôde-se verificar o quão importante e vasto é o campo da precisão mecânica. Sua importância aumenta a cada dia, onde novas máquinas são inventadas, cada vez com maior precisão, requerendo assim, peças também mais precisas e conhecimentos sobre o tema sempre atualizados.

Mayra Marques

Bailarina e Professora de Danças Árabes

6 a

Ótimo artigo!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos