A importância da segurança cibernética nos dias atuais: refletindo sobre nossos comportamentos online

A importância da segurança cibernética nos dias atuais: refletindo sobre nossos comportamentos online

Com o início do Cybersecurity Awareness Month, é o momento perfeito para refletir sobre nossas práticas online e avaliar se estamos realmente protegendo nossas informações e sistemas contra as crescentes ameaças digitais.

Para profissionais de TI e CISOs, a segurança cibernética deve ser uma prioridade inegociável, especialmente em uma era onde os ataques estão mais sofisticados e frequentes do que nunca. Porém, a conscientização começa pelo funcionários, que dentro e fora da empresa podem ter ações prejudiciais não só à empresa, mas para si mesmo.

Por isso, não só neste mês, mas durante todo o ano, nos comprometemos em informar e conscientizar toda a comunidade sobre a importância da segurança cibernética em um mundo totalmente conectado. Afinal, eu, você e todas as pessoas que compõe essa rede corporativa, somos a linha de frente, responsáveis por adotar medidas de prevenção.

A ameaça real e presente

Nos últimos anos, os ataques cibernéticos não só aumentaram em volume, mas também em complexidade. Segundo o Data Breach Investigations Report (DBIR) da Verizon, o número de vulnerabilidades exploradas quase triplicou no último ano, com 180% de aumento, e o principal ponto de entrada para os ataques são as aplicações web.

Os dados estão no centro de todas as operações modernas. Para as empresas, uma violação pode significar não apenas prejuízos financeiros, mas também danos irreparáveis à reputação. Já para o público em geral, a falta de cuidado com práticas simples pode resultar em roubo de identidade, fraudes financeiras e perda de dados pessoais.

Com o avanço da digitalização e o uso crescente de dispositivos conectados, empresas e indivíduos enfrentam riscos consideráveis se não adotarem posturas de segurança adequadas.

A responsabilidade de cada um

Portanto, a segurança cibernética não é mais uma preocupação exclusiva de técnicos de TI ou dos departamentos de segurança. Todos nós somos peças essenciais nesse ecossistema. Sejam empresas grandes ou pequenas, profissionais autônomos ou usuários domésticos, cada ação ou inação pode contribuir para o fortalecimento ou enfraquecimento das camadas de segurança.

A engenharia social, por exemplo, explora principalmente o comportamento humano. Phishing, um dos ataques mais comuns, aproveita-se de distrações e da falta de conscientização para enganar os usuários a entregar suas credenciais ou informações sensíveis.

A prevenção começa pelo cuidado com as pessoas, pela disseminação da informação acerca dos riscos que somos expostos quando algo inadequado é feito. Assim, junto com as tecnologias, podemos fortalecer a segurança cibernética.

O papel dos CISOs e líderes de segurança

Para os CISOs e outros profissionais de segurança, o Cybersecurity Awareness Month é um lembrete de que a conscientização precisa ser contínua. As campanhas de sensibilização para os colaboradores devem ser reforçadas regularmente e a postura de segurança da empresa deve ser reavaliada à luz das ameaças emergentes. Uma abordagem reativa já não é suficiente.

Além disso, as empresas precisam reconhecer seu nível de maturidade de segurança e, assim, investir na implementação de ferramentas avançadas, como simulações de ataque e plataformas de automação de segurança, essenciais para identificar e mitigar vulnerabilidades antes que elas sejam exploradas.

Práticas que fazem a diferença

Enquanto as ameaças podem parecer sofisticadas, muitas medidas preventivas são simples e eficazes. Algumas práticas que todos devem adotar incluem:

  • Uso de senhas fortes e únicas: mudar regularmente suas senhas e evitar reutilizá-las em diferentes plataformas.
  • Autenticação multifator (MFA): habilitar MFA para dificultar o acesso não autorizado, mesmo que a senha seja comprometida.
  • Cuidado ao clicar em links e baixar arquivos: não confiar cegamente em e-mails ou mensagens de fontes desconhecidas.
  • Atualizações regulares de software: manter todos os sistemas, dispositivos e aplicações atualizados, aplicando os patches de segurança assim que forem disponibilizados.
  • Compartilhamento de informações indevidas: evite compartilhar seus dados de credenciais, crachás , etc. Tudo isso pode ser usado contra a empresa.
  • Conexão em redes confiáveis: redes de Wi-Fi abertas podem ser usadas para infectar dispositivos automaticamente, além ser uma janela aberta para o roubo de credenciais de login. Cuidado!

Quais medidas de prevenção você tem adotado?

O Cybersecurity Awareness Month é um convite para todos nós, profissionais segurança, TI, CISOs e usuários em geral, a refletirmos sobre a maneira como lidamos com a segurança no ambiente digital. Em um mundo cada vez mais conectado, cada clique, cada senha e cada e-mail importa.

Agora é a hora de pensar: O que você tem feito para se proteger? Suas práticas estão atualizadas com as ameaças atuais? E como sua organização está lidando com a gestão de vulnerabilidades?

Se a resposta for incerta, este é o momento de agir. A segurança cibernética começa com a conscientização e termina com a ação proativa. Aproveite este mês para adotar novas práticas e revisar as políticas de segurança de sua empresa ou sua própria vida digital.

Conte com nosso time de especialistas para identificar as brechas e vulnerabilidades em seus negócios, orientar toda sua equipe e indicar as ferramentas mais adequadas para a sua segurança.


Leia também:

Assessment de cibersegurança: por que investir na gestão de riscos em TI?


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de IB Cyber Security

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos