A importância da tecnologia na prevenção à lavagem de dinheiro

A importância da tecnologia na prevenção à lavagem de dinheiro

Lavagem de dinheiro é o ato de inserir na economia dinheiro ilícito, dando-lhe, nesse processo, uma aparência lícita. É advindo diretamente de crimes, como, por exemplo, tráfico de drogas, contrabando e financiamento ao terrorismo.

Para diagnosticar, analisar e monitorar operações financeiras suspeitas, além de conferir provas sobre casos de infrações penais, instituições têm utilizado a tecnologia como uma forte aliada.

Até setembro deste ano, o COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), órgão responsável por analisar comunicações de situações suspeitas de lavagem de dinheiro de todo o sistema financeiro brasileiro, registrou 1.113.995 notificações.

Porém, após o Banco Central (BC) emitir a Circular 3.839/2017 sobre a redução do limite de saques e outras operações em dinheiro, esse resultado ainda pode ser maior. A nova regra solicita aos bancos que informem saques em espécie de valor igual ou superior a R$ 50 mil. Anteriormente, a comunicação ocorria com valor a partir de R$ 100 mil. Por isso, a tendência é que o COAF receba mais comunicados e, com isso, as instituições necessitem de maior aparato computacional para monitorar mais operações.

Mais do que um cumprimento legal, as empresas, ao utilizar os recursos tecnológicos, poderão se prevenir de ações criminosas. Aliás, um estudo realizado pela Robert Half, em 2016, diz que, nos próximos cinco anos, as organizações irão enfrentar bastante riscos de segurança, como crimes virtuais, fraudes, roubos de dados e espionagem financeira.

Como medidas tomadas pelas empresas, para aumentar a segurança de suas atividades, a pesquisa ainda apontou que muitas estão investindo na área tecnológica: 74% implantaram autenticação e autorização para acesso à rede corporativa e 53% adotaram dispositivos móveis para aumentar a proteção de seus dados.

Há muitas ferramentas e técnicas surgindo para facilitar a prevenção à lavagem de dinheiro. Nos próximos textos, serão abordados, um pouco, sobre dados abertos, machine learning e big data.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos