A importância das soft skills no mercado de trabalho
No mercado tradicional, apenas era visadas as hard skills ou habilidades técnicas, mas com o passar do tempo o mercado voltado a inovação possibilitou o crescimento pessoal de seus funcionários que possuíam diversas soft skills.
Soft skills são competências relacionadas a inteligência emocional do indivíduo, permitindo bons relacionamentos melhorando a integração do ambiente de trabalho. Cada pessoa tem um tipo de talento então é difícil identificar e melhorar tais habilidades. Alguns exemplos delas são, trabalho em equipe, criatividade, determinação, entre outras.
Mas qual a importância dessas habilidades no ambiente de trabalho?
A questão é relativamente simples parando friamente para pensar, com uma palavra pode-se definir um motivo, PRODUTIVIDADE. Usar habilidades interpessoais, permite que os colaboradores utilizem melhor seus potenciais do que apenas possuindo conhecimento técnico daquilo que fazem, isso possibilita um melhor rendimento e saúde para todos.
Essas habilidades podem diferir profissionais de bons profissionais, pois em certas situações um trabalhador que lida com público e tem uma grande facilidade em oratória por exemplo, se sairia melhor do que alguém com medo de falar em público. Tais habilidades fazem a diferença entre times ágeis ajudando na união e trabalho em grupo.
Vale ressaltar que essas habilidades apesar de serem subjetivas de cada um, podem ser aprendidas e aperfeiçoadas por qualquer tipo de pessoa, sendo assim uma pessoa pode melhorar seu desempenho aprendendo cada vez mais habilidades. Outra opção são as empresas desenvolverem palestras e cursos a fim de melhorar a capacitação interpessoal de seus funcionários, já que ambos se beneficiariam com isso.
Advogada | Analista jurídico | Compliance e Governança | Gestão de Riscos | Cultura de Integridade | Direito e Ética | LGPD
3 aEssas habilidades são importantíssimas para os profissionais que querem se destacar no mercado de trabalho...