A importância de envolver e desenvolver a liderança nas organizações
Imagem gerada por inteligência artificial, em recurso disponível na ferramenta de Artigos do LinkedIn.

A importância de envolver e desenvolver a liderança nas organizações

Há alguns anos, quando pensávamos nas competências necessárias para o futuro da organização, muito se falava em “inovação e criatividade”, sempre conectadas a avanços tecnológicos do segmento. As previsões estavam corretas, empresas que não aderiram à inovação e adequações tecnológicas, foram engolidas pelas demais - ou serão muito em breve. Isso porque vivemos em um momento em que tudo muda o tempo todo, é volátil e incerto, e quem não se atualiza, tende a não se encaixar.

Há anos, o Fórum Econômico Mundial elenca o “desenvolvimento da liderança” como fundamental para as organizações. E na publicação anual feita em 2019, entre as competências do líder do futuro estão: confiança, empoderamento, visão de futuro clara e compartilhada, resiliência e feedback.

Além disso, uma pesquisa realizada pela PageGroup, em 2019, aponta que a quantidade de profissionais que pedem demissão por não estarem contentes com sua liderança pode chegar a 80% em alguns segmentos. Portanto, investir no desenvolvimento da liderança, reflete diretamente na retenção de talentos.

Assim como os pais são exemplos para seus filhos, os gestores são exemplos para suas equipes. Na andragogia (educação de adultos), um pilar fundamental é a necessidade do aprendiz: “o que eu ganho aprendendo isso?”. Nesse sentido, o comportamento do líder pode ser espelhado e servir como inspiração aos demais, como se considerassem “se eu fizer assim ou me comportar dessa forma, serei reconhecido ou poderei também ser um líder no futuro”.

Como a imagem de líder autoritário e impositivo não combina com ambientes de inovação e criatividade, espera-se que as empresas promovam ambientes colaborativos e de troca, onde tanto o líder quanto o liderado, tenham a possibilidade e sejam incentivados a questionar e argumentar, focando na melhor entrega para o negócio. Por isso, além de ser visto como inspiração e exemplo para suas equipes, o gestor também tem o papel importante de incentivar o desenvolvimento dos colaboradores e apoiá-los na aplicação de conceitos teóricos no dia a dia de trabalho. Ou seja, é papel do líder acompanhar sua equipe no progresso de carreira e desenvolvimento de competências. A partir de feedbacks contínuos e construção de PDI em conjunto, a cultura de desenvolvimento constante torna-se viva e perene, como se não fosse mais necessário reforçar que precisa acontecer. E é importante pontuar que a mesma lógica vale para todos os líderes, gerentes e diretores também são fundamentais no desenvolvimento dos seus liderados diretos.

Como consequência, será possível observar colaboradores mais motivados, engajados e alinhados à cultura organizacional, refletindo diretamente no clima das empresas.

De toda forma, precisa estar claro para todos que desenvolvimento de competências e progresso de carreira é de responsabilidade de cada profissional, não do RH ou tampouco do líder imediato. O gestor pode e deve apoiar na interpretação do ambiente e na priorização dos próximos passos (especialmente por ter mais experiência e visão estratégica), mas é papel do próprio colaborador colocar em prática. 

Considere também que “nem todo colaborador quer ser líder” ou “nem todo colaborador quer fazer gestão de pessoas no futuro” e não tem nada de errado nisso. Pensar no desenvolvimento de pessoas dentro das organizações, apoiado pelos seus líderes, precisa levar em consideração as aspirações e objetivos próprios, além da visão estratégica da empresa e oportunidades internas.

Para os demais, que tem desejo de sentar-se em posições de gestão, um segredo de sucesso são os Programas de High Potential onde, após mapear os prováveis e possíveis próximos líderes da organização, dedica-se ao desenvolvimento de competências de gestão, antes mesmo de serem gestores. Dessa forma, a curva de aprendizado será encurtada após sua promoção, dando retorno mais rápido para organização e suporte mais qualificado a equipe e as entregas.

Quando posicionamos o desenvolvimento da liderança com o devido valor dentro das organizações, criamos verdadeiros guardiões de clima, cultura e desenvolvimento contínuo.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos