A importância de se valorizar na busca pela recolocação profissional

A importância de se valorizar na busca pela recolocação profissional

Hoje, tenho uma Graduação e já me encaminho para a segunda. Em busca de recolocação profissional há seis meses, atualmente estou refletindo e filtrando mais todas as oportunidades que aparecem.

Tive duas oportunidades em que a decisão de ocupar a vaga era minha e resolvi dizer NÃO.

Aí vêm os autoquestionamentos: Mas e se eu não conseguir outra oportunidade? E se eu me arrepender? E se deixei passar a chance da minha vida?

Muitas vezes ficamos presos aos “e se” e deixamos os nossos objetivos profissionais e carreira de lado, porém precisamos nos valorizar mais e entender que a empresa contratante do outro lado também espera isso de nós. Lógico que nem todos conseguem ou tem condições de escolher uma oportunidade, seja por necessidades financeiras, pessoais e entre outras.

Entrar em uma empresa simplesmente para poder dizer “estou trabalhando” sem ao menos pensar se esta de acordo com seu propósito de carreira, ou se você realmente irá mergulhar fundo e alcançar os objetivos que a empresa espera - é um convite a andar em círculos - arriscando novamente no futuro estar em busca de recolocação.

Todos temos necessidades sim, porém é necessário aprender a filtrar e abrir mão de certas coisas se quisermos mudar para sermos profissionais melhores. É preciso pensar que quanto mais estamos engajados e conectados com o nosso propósito, melhores serão os resultados, não somente para nós, mas para a empresa em que iremos atuar.

O mercado hoje quer certeza, quer gente que saiba o que quer. Acabou a era do “depois eu vejo se eu me identifico” ou “depois eu vejo se vale a pena”. As empresas não têm mais tempo a perder com treinamentos e muito menos você ao desperdiçar seu talento e habilidades.

Por isso é muito mais honesto e profissional ser transparente.

Se você tem esta oportunidade de escolha, ou está disposto a criá-la, acredite, vale a pena!

Realmente não é fácil, dizer que não dá um frio na barriga ou uma sensação de insegurança, porém isso é normal. A crise financeira, a falta de emprego, ouvimos isso todos os dias. Precisamos ouvir o que NÓS queremos o que fará bem para nós. Isso com certeza se refletirá na qualidade de nosso trabalho, relacionamentos e oportunidades.

 Vale a pena esperar? Acredito que sim.

Tenho certeza que agora pode ser difícil, mas a sensação de poder dar o máximo de si, atender ou até mesmo superar as expectativas em uma nova oportunidade... Realmente isso não tem preço!


Fabiano de Bastos Gabriel

Contador | Consultor | Analista Contábil | Gestão de Ativos | BPO Financeiro | Assistente Técnico | Perito Judicial

5 a

Ótimo texto, concordo plenamente.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos