A importância de um bom feedback!
Feedback se tornou uma grande ferramenta para passar a percepção sobre o ambiente e avaliação do trabalho de um membro do time, isso se deve a alta demanda que vivemos atualmente, principalmente em empresas ágeis e dinâmicas.
Simplesmente temos dias muito corridos e com uma alta taxa de interação, digo isso muito sobre minhas experiências como gestor e engenheiro de software.
Muitos se enganam que feedback é algo que somente o líder traz para o liderado, uma prática talvez ainda exercida no modelo de gestão 2.0 pontuado pelo Jurgen Appelo (o criador do modelo 3.0).
Outra forma de entender o que significa feedback é pensar em sua tradução para o português. O conceito vem da conjunção das palavras inglesas “feed” e “back“, que ao pé da letra, significa “retroalimentação”.
Portanto, o termo refere-se ao processo no qual uma pessoa ajuda a outra a se desenvolver por meio de suas próprias percepções. Assim, para que o processo de feedback ocorra de forma eficaz, ele deve funcionar em ambas as direções.
Mas antes de falarmos um pouco sobre um bom método de trazer feedbacks, acho legal explorarmos um pouco sobre...
O que é Management 3.0?
O termo “Management 3.0” foi criado por Jurgen Appelo, autor e especialista em liderança e gestão. Em meados dos anos 2000, Appelo percebeu que as abordagens tradicionais de gestão estavam se tornando obsoletas diante das rápidas mudanças no ambiente de negócios. Foi nesse contexto que ele começou a desenvolver as ideias que culminaram no Management 3.0.
Para explicar a sua visão do Management 3.0 (ou Gestão 3.0), Appelo contextualiza as formas de administração de pessoas da seguinte maneira:
Orientado por comandos, com baixa liberdade nas decisões e criações. O poder está nas mãos de poucas pessoas, a estrutura de decisões é de cima para baixo.
Um estilo que procura trazer melhorias na gestão e desenvolve algumas novas técnicas mais eficazes de gestão, como a metodologia Six Sigma, Gestão de Qualidade e outros. Mesmo assim, a estrutura de decisões ainda é muito vertical.
Busca valorizar pessoas e times. O foco é criar um ambiente onde todo mundo é responsável pelo sucesso do negócio e cabe às equipes a forma como as tarefas são realizadas, tirando a verticalidade do sistema de gestão.
Voltando ao tema, vamos falar especificamente sobre a prática denominada de Feedback Wrap!
Em uma pesquisa, foi levantado que uma grande parcela dos colaboradores de uma empresa diminuem e às vezes perdem totalmente o engajamento quando recebem pouco ou nenhum feedback de seus líderes e pares.
Esta mesma pesquisa realizada pela Hubspot aponta que 78% dos colaboradores se sentem mais motivados quando são reconhecidos, e ainda, que 43% dos profissionais de alto engajamento recebem feedback semanal.
No vídeo abaixo, o autor do Management 3.0, Jurgen Appelo, explica porque a famosa técnica do “Feedback Sanduiche” não efetiva e indica a técnica do “Feedback Wrap”:
Recomendados pelo LinkedIn
E como seria essas fases de um bom feedback (wrap)?
O feedback wrap é uma das muitas técnicas que fazem parte do Management 3.0. Ele pode levar a ações muito mais positivas e motivadas, desde que, apresentado em um contexto ou ambiente seguro.
Veja abaixo os 5 passos para fazer um bom feedback wrap:
1. Descreva seu contexto
Deixe clara a sua situação atual e como você se encontra, isso suaviza a conversa e transmite honestidade. Ex: estou em casa, resolvi aproveitar a noite para checar alguns materiais sobre o nosso projeto.
2. Liste suas observações
Escreva itens observados por você, positivos ou negativos, organize eles por ordem de importância para o andamento da demanda em questão.
3. Expresse seus sentimentos
Explique que impacto cada item causou em você e como se sente. De acordo com a situação, emojis podem ajudar a quebrar um pouco do gelo em e-mails. Ex: Fiquei preocupado, nossa meta era até semana passada e tenho medo que isso afete o andamento do restante do projeto / Sempre me alegro quando percebo você mais participativo e dando ideias.
4. Explique o valor
Fale sobre a importância da demanda e em que aquela atitude implica. Ex: Precisava dessas informações o quanto antes, se solicitar mais verba em cima do prazo nosso projeto pode ser cancelado / Sua motivação contagia os colegas e estimula eles a darem seu melhor também.
5. Ofereça sugestões
Finalize com sugestões, recomendações ou incentivos úteis. Ele pode aceitar, ou não, são apenas sugestões, ok?!
Conclusão!
Tente explorar a prática de feedbacks com modelos realistas, tire o termo "vou te dar um feedback", isso realmente é algo que ficou no passado, talvez no modelo 2.0... feedback é uma troca entre dois profissionais, que deve trazer contexto, observações, sentimentos, escuta, valores e sugestões para superação ou crescimento!
Fontes: