A importância de um plano de negócios

A importância de um plano de negócios

Sumário executivo


Antes de começarmos qualquer coisa na nossa vida o ideal é sempre planejar, planejar o passo a passo, planejar como vai ser, onde vai ser, quando vai ser, o que vai usar, etc...

Quando temos uma visão sem saber por onde começar ou o caminho pelo qual percorrer, vamos perdendo foco e perdendo energia. o que temos de mais precioso é o tempo e a energia que gastamos com o que fazemos com esse tempo.

Para tal, um empreendedor, deve usar a mesma questão para desenvolvimento de sua ideias, sem perder-se em funções que lhe fariam perder energia e tempo, seria necessário um sumário executivo, que nada mais é do que um documento onde deve-se colocar todas as ações para execução. Metas, planos, datas de conclusão específicas, tudo isso faz parte de um sumário.

Esse seria como um mapa para o tesouro, sem um mapa bem desenhado com as informações de onde encontrar o tesouro, ou, onde está o X, como vamos saber para onde ir?

A melhor forma de saber como montar seu negócio do jeito certo é com o método Socrático, ou seja, fazer perguntas eficazes para conduzir a um estado de reflexão e criação de ideias.

Então o sumário deve conter:

  • Metas bem traçadas, com objetivos e datas exatas de execução, muito bem detalhadas;
  •  Se tiver sócios, colocar as funções de cada um nesse plano;
  • Questões financeiras; 
  • Planos de divulgação do trabalho (marketing)
  •  Estratégias e análises de mercado.


Análise de mercado e atuação


A análise de mercado é onde começa nosso trabalho. Temos a ideia, temos a motivação, temos um sonho, agora, vamos discutir sobre cada tópico do plano de negócio para fazer dar certo, o caminho para percorrer o arco-íris até o pote de ouro.

Você escolheu seu ramo de negócio, mas provavelmente terá concorrentes e mais concorrentes, ou se não tem agora, pode saber que quando sua ideia explodir você terá. Mas com uma análise de mercado você pode posicionar sua marca perfeitamente para que seja algo sólido e consistente.

Onde vamos atuar? Mercado on-line, ou uma loja física? Como as pessoas com mais experiências estão se portando? Esse ramo está crescendo? Existem pessoas procurando por isso?

Essas são algumas das perguntas que devemos fazer para uma análise profunda. Respondida as perguntas bem detalhadamente, coloquemos elas no nosso plano de negócio da melhor forma.

Vamos ver um exemplo prático:

Cleber é um programador e empreendedor e teve a ideia criar um aplicativo para empregar pessoas que fazem serviços gerais para que pessoas bem próximas possam encontrá-las, vejamos como se deu o desenrolar dessas perguntas táticas:


  • Onde vamos atuar? 


Inicialmente o APP será disponibilizado em plataformas digitais, android e IOS, mas no futuro haverá uma pequena loja em bairros onde as pessoas poderão solicitar trabalhos.


  • Como as pessoas com experiências estão se sentido?


 Existem algumas pessoas com aplicativos idênticos mas que não trabalham com esse ramo, podemos tirar algumas ideias de cada um para ver o que melhor funciona para atender o público.


  • Esse ramo está crescendo? 


Serviços gerais são um ramo que na maioria das vezes grandes empresas precisam e até mesmo pessoas que não tem facilidade ou tempo para pequenos consertos, então é grande, mas está disperso, o aplicativo ajudaria a vida de empregadores e empregados.


  • Existem pessoas procurando por isso? 


Pessoas sempre estão precisando de um conserto em algo, desde uma solda até um telhado quebrado, grandes empresas precisam de faxineiras e eletricistas.

Essas são apenas algumas perguntas que podem ser incluídas no seu plano, para saber onde se deve trabalhar, onde começar e não se perder. Com um plano tudo fica mais fácil.


Plano de marketing


Desenvolvida suas ideias e sua análise de como o mercado está funcionando, agora chegou a hora de mostrar seu trabalho para as pessoas que estão procurando. Desde o desenho da logo até como cada palavra será divulgada, esse é o trabalho para os profissionais de comunicação social e marketing.

A organização da marca, que meios de comunicação vamos usar? Como vamos usar os meios de comunicação? Esses são os trabalhos do plano de marketing para a empresa.

Algumas perguntas essenciais:

  • Como será a inauguração?
  • Como serão feitas as promoções?
  • Como serão as estratégias de marca?
  • Como será o nome da empresa, ou do serviço, ou do produto?
  • Como será a logo? sua cor e seu branding?

Tenha consciência de que um profissional na área será de grande valia nesse momento, quem sabe se tornar um sócio, ou um parceiro de trabalho. Devemos saber que até mesmo a cor influencia na hora em que as pessoas se identificam com a marca. Então é um assunto vasto e que necessita de um profissional qualificado.

Não faça como John Hammond de Jurassic Park em "Não poupei despesas" .Use sua e abuse das despesas nesse quesito, mas com controle claro…


Plano operacional


Falando em poupar despesas, os dois tópicos a seguir serão sobre as despesas, as finanças e operações.

O plano operacional diz respeito às funcionalidades da sua empresa, ou negócio, como maquinário, funcionários, equipamentos. Etc..., tudo isso deve ser colocado no seu plano, bem organizado e com a parte financeira funcionando muito bem para que não haja gastos indesejados.

  • Qual maquinário vamos usar?
  • Como contratar?
  • Como será o layout? 
  • o Fluxograma?
  • Entradas e saídas, por onde o cliente vai passar?
  • E a legislação? Está tudo em dia?


Leve em consideração cada detalhe, quanto mais detalhado for seu plano mais as chances de dar tudo certo você terá, pois saberá como reagir em cada questão.


Plano financeiro


Aqui é onde seu capital será direcionado. Em uma sociedade capitalista o lucro é o procurado, uma empresa um negócio, uma promoção, busca como último resultado, o lucro. Mas até chegarmos lá, temos que percorrer um caminho estratégico, um caminho para direcionar seu dinheiro assim como a sua energia para o que realmente fará sentido. Aqui está a importância de um plano financeiro.

  • Onde investir?
  • Em que investir? 
  • Como serão os investimentos iniciais? Aluguel? A plataforma de divulgação cobra taxa?
  • As contas de energia? Tem uma mensalidade fixa?
  • O custo dos funcionários?
  • Quanto a empresa gasta por mês com equipamentos? Qual o custo dos equipamentos e consertos?
  • Tem dinheiro em caixa para imprevistos?
  • Reformas, ajustes? 
  • Capital de giro para estoque?
  • Empréstimos? 


Aqui onde entra um profissional de contabilidade para melhor ajudar, sem um especialista, pode ser que estejamos jogando dinheiro fora em coisas tão pequenas que nem saibamos onde. Pode ser um gasto com uma torneira que esteja pingando, mas que esse valor a longo prazo pode ser prejudicial à empresa e os lucros que é a finalidade última. Portanto essa é talvez a parte mais importante do plano de negócios.


Avaliação estratégica


Então, vamos colocar tudo em prática? Essa é a parte da avaliação estratégica.

Vivemos em um mundo baseado no arquétipo do guerreiro ou do herói, basta ver como os gerentes motivam seus vendedores para atingir metas. Metas, atingir objetivos, chegar lá... Fazer, são palavras que evocam um guerreiro dentro de cada um. O que o guerreiro sábio sabe que tem que fazer é, planejar sua estratégia de combate, ou planejar sua estratégia de retirada. Então, aqui está a importância de avaliar a estratégia, antes de um cerco, se junta e começa a discutir como será a nossa entrada triunfal no mercado. 

  • Como será daqui a cinco anos?
  • Como nossa empresa reagirá aos imprevistos externos?
  • Como vamos trabalhar no nosso interior? em motivação da equipe?

Análises como a SWOT seriam interessantes, saber os pontos fortes e pontos fracos tanto da sua empresa como dos seus concorrentes e adaptar-se.

Colocar seus valores a vista do público de forma assertiva, a equipe de comunicação pode ajudar nisso.

Então, vimos como cada tópico bem trabalhado em conjunto, pode fortalecer nosso negócio, coloque no papel, coloque organizado, planeje e você saberá, quando sair e quando entrar. 


Conclusão


A sorte está do lado dos preparados e quando você prepara seu negócio com cada detalhe está no caminho correto de fazê-lo funcionar. O planejamento faz o seu negócio decolar, prepare metas específicas e alcançáveis, cada meta alcançada dará mais vontade para conseguir maiores. 


Referência


  • JURASSIC PARK. Direção: Steven Spielberg. Produção: Kathleen Kennedy, Gerald R. Molen. Estados Unidos 1993. DVD.

Tags:

#planodenegocios #empreendedorismo #marketingdigital #marketing #publicidade #publicidadeepropaganda

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Matheus Christian

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos