A Importância de uma Estratégia que promova a Sustentabilidade das Organizações
De modo a acompanhar a mudança que nos rodeia, torna-se crucial que as organizações desenvolvam estratégias focadas na evolução e na sustentabilidade da sua atuação.
Este foco poderá trazer vantagens competitivas para as organizações, pois a procura por inovações ao nível da estratégia, modelo de negócio, materiais utilizados, design, portfólio de produtos e/ou serviços e processos, que tenham em vista o desenvolvimento sustentável da mesma, poderá gerar um aumento da competitividade, novas fontes de rendimento, redução de custos, maior identificação dos stakeholders com a organização, melhoria da imagem da marca, entre outros benefícios.
A velocidade em que atualmente extraímos os recursos da natureza, sendo muito acima da capacidade de regeneração da terra, pode levar a uma crescente escassez dos mesmos, e em situações limite, mesmo ao esgotar dos stocks existentes.
As alterações climáticas e o aumento dos eventos extremos, podem levar a perdas materiais e financeiras consideráveis. O aumento das vagas de calor pode levar a um consequente aumento da escassez de água potável e a elevada dependência que praticamente todas as indústrias têm deste valioso recurso, pode gerar quebras na capacidade produtiva, entre outras consequências diretas e indiretas.
De acordo com a lei da procura e da oferta, esta escassez de recursos, irá ter implicações nos preços das matérias-primas, levando a uma crescente volatilidade nos preços praticados.
Esta situação tornou-se particularmente evidente com a epidemia Covid-19, através da inflação dos preços verificada em bens como o álcool, máscaras, lixívia, entre outros bens de proteção, limpeza e higiene.
Outra realidade que têm vindo a impactar as organizações, é a alteração do perfil verificado nas gerações que atualmente estão no mercado trabalho.
A título de exemplo, a geração conhecida como os millennials, nascida entre os anos 80 e 90, dá uma elevada importância na procura de trabalhos que permitam aliar a realização profissional à satisfação pessoal.
Neste sentido, esta geração procura encontrar oportunidades profissionais que se alinhem com o seu propósito e valores pessoais.
Recomendados pelo LinkedIn
Quando as empresas onde estes se encontram integrados, não desenvolvem estratégias focadas mitigar os impactos ambientais e em gerar soluções que possam dar resposta as situações que vivenciamos, estes facilmente poderão sentir-se desmotivados.
A desmotivação dos colaboradores tem diversos impactos adversos para as organizações, gerando uma menor produtividade, falta de identificação com a empresa, aumento da rotatividade e dificuldade em reter talentos.
O perfil do consumidor tem também vindo a alterar, existindo cada vez mais uma procura por produtos e soluções ambientalmente sustentáveis.
Estando cada vez mais desperto para as questões ambientais e sociais, o consumidor tem vindo cada vez mais a fazer escolhas, que permitam reduzir a sua pegada ambiental e que sejam socialmente responsáveis.
O consumidor dos dias de hoje é cada vez mais informado e procura conhecer a postura adotada pelas organizações por detrás das suas escolhas de consumo. Tal acontece, pois, cada vez mais o consumo é visto como uma forma de voto, onde ao adquirirmos de uma determinada marca, estamos a reforçar que concordamos com a sua forma de atuação.
As empresas que apostam em satisfazer esta demanda geram um relacionamento de maior proximidade com o cliente e um compromisso com a criação de um futuro melhor.
Neste vídeo, sublinhamos algumas das vantagens que as organizações poderão conseguir, através de uma estratégia focada no desenvolvimento sustentável.
#sustentabilidadeempresarial #economiacircular